Enquanto crise hídrica atinge vários municípios, rios e açudes de Paramoti viram atração

Segundo última atualização da Funceme, às 8h45, choveu 197.8 mm no município, a maior chuva do Estado

Escrito por Redação ,

As chuvas das últimas 24 horas, apesar de não tão intensas, encheram diversos açudes particulares e ajudou a amenizar a situação de dificuldade hídrica em alguns locais do Estado. Em Paramoti, por exemplo, o Rio Canindé ficou cheio, atraindo a presença de curiosos às suas margens para observar o quadro, visto como promissor pela comunidade. Muito desse potencial foi desaguar no Açude Paramoti, que abastece a cidade.

Com as precipitações que caíram na tarde desta quarta, o açude Porcinato, localizado no centro de Paramoti, começou a sangrar levando alegria à população. O reservatório é um dos principais pontos turísticos do Município.

> Ceará tem 23 municípios em 'colapso hídrico'

Segundo último boletim da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), atualizado às 8h45min desta manhã, Segundo última atualização da Funceme, às 8h45, choveu 197.8 mm no município, desde às 7h da manhã desta quarta. No relatório divulgado no site, 34 municípios registraram precipitações. A maior delas aconteceu justamente em Paramoti. No transcorrer da manhã, entretanto, novos dados serão inseridos no mapa das chuvas do Estado.


Semana Santa

A Funceme divulgou na tarde desta quarta-feira, a previsão do tempo para a Semana Santa no Ceará. Segundo os modelos analisados pelos meteorologistas, entre a quinta-feira, 02/02, e o sábado, 04/02, a Zona de Convergência Intertropical – principal sistema causador de chuvas no Estado durante a quadra chuvosa – deve atuar na atmosfera sobre o Ceará trazendo precipitações, principalmente sobre o setor norte do Estado.

Previsão para o feriado

Hoje, segundo a Funceme, teremos "tempo variando entre nublado a parcialmente nublado, com eventos de chuvas no centro e norte do Ceará. No sul, nebulosidade variável com chuvas isoladas"; amanhã, a previsão é de que a "nebulosidade variável com eventos de chuvas no centro e norte; no sul,  nebulosidade variável com chuva isolada: neste sábado, teremos "nebulosidade variável com eventos de chuvas no norte. No centro e sul,  nebulosidade variável com chuva isolada".

Abaixo, confira lista com as 10 maiores chuvas

- Paramoti (Posto: Paramoti) : 197.8 mm

- Granja (Posto: Pessoa Anta) : 65.0 mm

- Nova Russas (Posto: Nova Russas) : 65.0 mm

- Beberibe (Posto: Beberibe) : 55.0 mm

- Santa Quitéria (Posto: Trapia) : 45.4 mm

- Russas (Posto: Russas) : 36.4 mm

- Beberibe (Posto: Sitio Forquilha ) : 36.2 mm

- Acaraú (Posto: Acarau) : 36.0 mm

- Trairi (Posto: Fazenda Lages) : 35.0 mm

- Beberibe (Posto: Uruau Carrapicho) : 35.0 mm