Em Guaramiranga, crianças aprendem sobre cuidado com a água e o planeta

Atividade fez parte da programação do Festival Jazz & Blues neste domingo (3)

Legenda: Ação envolveu cerca de 20 famílias
Foto: Bruno Soares

Aprender a cultivar bons hábitos de preservação do meio ambiente por meio de jogos e teatrinho: foi com esse objetivo que crianças se reuniram na manhã deste domingo (3) na Cidade Jazz & Blues, em Guaramiranga, onde desenvolveram noções básicas de uso consciente dos recursos naturais, de maneira especial a água. Tudo com muito humor e ludicidade. 

Gratuita, a atividade, realizada em conjunto com a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), envolveu cerca de 20 famílias que estão visitando a cidade para a programação do Festival Jazz & Blues. Para passar a mensagem da melhor forma aos pequenos, instrutores se valeram de um jogo com um dado gigante, o qual as crianças deveriam lançar para cima e ir seguindo o caminho até chegar ao fim. 

Conforme iam avançando na trilha, elas aprenderam lições como “aproveitar a água da chuva para aguar as plantas e o jardim” e “lavar frutas e legumes numa vasilha, deixando a torneira fechada”. Ao término, um teatrinho com personagens emblemáticos da Cagece, como o Gota e o Pingo, complementavam os saberes. Para a professora Ana Patrícia Rafael, mãe da pequena Anna Sofia, de 2 anos, que interagiu com o dado, “a atividade é importante para criar a cultura do cuidar. À medida que eles vão crescendo, fica cada vez mais difícil de ensinar bons hábitos. Assim, com pouca idade, eles vão aprendendo naturalmente”.

É coisa que para o trio de irmãos Gonçalves – Pedro Elvis, 9, Maria Eduarda, 6, e Marcos Vinícius – já é realidade. O mais velho diz que, com o jogo, aprendeu a “deixar com que o planeta fique bem, porque a gente vai tá sempre cuidando dele”; já para a irmã, uma coisa é certa: “Não é para deixar a torneira aberta de jeito nenhum. Um dia, a água pode ir embora”.

Ações educativas

Com a atividade, o Festival Jazz & Blues segue, em mais um ano, com programação para além dos shows, envolvendo os visitantes também – levando em conta o clima e a abundância natural serrana – em reflexões acerca do melhor aproveitamento de nossos recursos.

Neste domingo, a observação de pássaros e trilhas ecológicas realizada em uma área de preservação ambiental de Guaramiranga, no começo da manhã – o Refúgio da Vida Silvestre Periquito Cara Suja – igualmente promoveu um novo olhar sobre nossas práticas de todo dia, fazendo com que os trilheiros conhecessem novas espécies de aves no ambiente

Quero receber conteúdos exclusivos sobre as regiões do Ceará

Assuntos Relacionados