Criado Centro de Pesquisa em Hidroponia

Escrito por
Redação producaodiario@svm.com.br
Legenda:
Foto:
O Centro nasceu com o projeto de Hidroponia Social, que cria hortas hidropônicas nas escolas públicas municipais

Fortaleza. O Município de Eusébio, de forma pioneira, está criando o Centro de Pesquisas em Hidroponia, em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC), por meio do seu Centro de Ciências Agrárias. O objetivo é proporcionar condições para a pesquisa na área de fitopatologia e fitotecnia.

O Centro nasceu com o projeto de Hidroponia Social, criado neste ano pela Prefeitura Municipal, que consiste na criação de hortas hidropônicas nas escolas públicas municipais. O intuito é proporcionar alimentos saudáveis na merenda escolar, como também capacitar os estudantes nesta área, com objetivos profissionais futuros.

De acordo com o coordenador do Projeto Hidroponia Social e agora do Centro de Pesquisas em Hidroponia, Gleison Feitosa, a ideia nasceu durante o 5° Encontro Brasileiro de Hidroponia, realizado em Florianópolis entre os dias 11 e 13 de novembro passado. Ele conta que em conversa mantida com técnicos da Embrapa levantou essa possibilidade de se criar um centro para realizar estudos que visassem à melhoria desse sistema de agricultura sustentável.

Feitosa informa que o desafio foi aceito pelo prefeito do Eusébio, Acilon Gonçalves, que, a partir daí, autorizou a busca de parceiros para a concretização do projeto. As conversas se estenderam até o Centro de Ciências Agrárias da UFC, que também aceitou participar do processo e como o Banco do Nordeste do Brasil (BNB), que vai financiar os equipamentos.

O convênio, assinado pelo prefeito e pelo diretor do Centro de Ciências Agrárias da UFC, Sebastião Medeiros Filho, possibilita a colaboração técnico-científica na área de horticultura, mediante produção e manejo de hortaliças; proporcionar aos alunos do Tempo Integral oportunidade de estudo e atividades extraclasse; possibilitar a UFC oportunidade de estágio extracurricular para alunos dos cursos de Agronomia, Engenharia de Alimentos e Economia Doméstica.

Análise

O Centro vai realizar, ainda, a análise de água, em seu aspecto físico-químico microbiológico (coliformes fecais), identificação de fungo e bactéria, sem custo para a Prefeitura.

Compete a UFC, de acordo com o convênio, prestar assistência técnica à Prefeitura no que se refere ao Centro de Pesquisas; utilizar informações científicas produzidas no âmbito da UFC relativas às áreas agronômicas e outras pertinentes ao projeto; dar oportunidade de capacitação aos técnicos envolvidos no projeto, mediante treinamento e disponibilidade de informações técnicas.

A Prefeitura de Eusébio terá a competência de utilizar o Centro de Pesquisas, denominar o projeto de Centro de Pesquisa em Hidroponia Acilon Gonçalves Pinto Junior (AGP) e utilizar o Centro como oficina de estudos dos alunos do projeto Educação Integral. O convênio tem duração de dois anos, podendo ser prorrogado, segundo interesse das partes envolvidas.

A primeira horta hidropônica de Eusébio funciona na Escola Neusa Freitas de Sá, no sistema NFT, produção suspensa, com utilização circular da água. São seis bancadas dispostas paralelamente com canos, onde as plantas são colocadas em uma esponja fenona. A água circula do tanque para os canos, sempre deixando as plantas irrigadas. A capacidade da horta é de produção de 2 mil plantas simultaneamente. Neste sistema, da germinação a colheita são 38 dias.

Além disso, todo material utilizado na construção da horta é reciclado, com custo total de R$ 15 mil. Segundo o prefeito, o projeto de Hidroponia Social será mais um mecanismo de inclusão social dos jovens com possibilidade de ganho financeiro. "Com essas oficinas eles aprenderão todo o ciclo de produção e os segredos da hidroponia, que é uma agricultura limpa e de grande produtividade", destacou o prefeito, que fez a primeira adubação do tanque onde a água da horta é reservada, como MB4 e cálcio.

Melhoria

"Surgiu a ideia de se criar um centro para estudos que visem à melhoria de agricultura sustentável"

Gleison Feitosa
Coord. do Projeto de Hidroponia Social e do Centro de Pesquisas em Hidroponia

MAIS INFORMAÇÕES

Projeto Hidroponia Social e agora do Centro de Pesquisas em Hidroponia, Município do Eusébio
Telefone: (85) 3260.1090