Corpos das quatro vítimas da queda de bimotor em São Benedito são trazidos para perícia em Fortaleza

Os corpos dos dois médicos, de uma enfermeira e do piloto da aeronave chegaram à Capital ainda na madrugada deste domingo (17)

Escrito por Lígia Costa ,
Legenda: Os corpos das quatro vítimas do acidente com o avião bimotor que caiu em São Benedito foram encontrados na tarde deste sábado (16)
Foto: Foto: Maristela Gláucia

Após serem resgatados neste sábado (16), os corpos das quatro vítimas do acidente com a aeronave bimotor PT- RMN foram trazidos para o Instituto Médico Legal (IML) de Fortaleza na madrugada deste domingo (17), para que sejam submetidos a uma perícia. Eles foram enviados diretamente do local do acidente, uma área de mata na cidade de São Benedito, à capital cearense. 

Por conta do impacto e da explosão do bimotor, os corpos não puderam ser identificados, por isso a necessidade de exames mais detalhados, como o de DNA. A informação foi confirmada por uma fonte da Perícia Forense em Sobral, cidade de onde a aeronave partiu rumo ao Piauí, na noite da sexta-feira (15), antes de cair na Região da Ibiapaba.

Ainda não há previsão de quando os corpos devem ser liberados.  

Os passageiros eram o infectologista Pedro José Ferreira de Meneses - que foi diagnosticado com Covid-19 e estava sendo transferido para o Piauí -,  o médico Carlo Victor Rodrigues, a enfermeira Samara Aline Félix e o piloto, o comandante Paulo César Magalhães Costa.

Meneses apresentava estado de saúde delicado, fazia tratamento com oxigênio e pediu para ser transferido para um hospital em Teresina, onde mora a família. 

De acordo com o major Mardens Vasconcelos, subcomandante do quartel do Corpo de Bombeiros de Sobral, os quatro corpos estavam comprimidos em um único local, na dianteira da aeronave, o que agravou ainda mais o trabalho de identificação individual.

"É como se tivesse um em cima do outros, todos no bico (do avião). E, além do impacto, a aeronave pegou fogo. Com o combustível derramado, continuou queimando", disse.

A queda da aeronave aconteceu em uma mata entre o Sítio Santa Tereza e o Sítio Meio do Topo. Houve uma explosão, os destroços do veículo pegaram fogo na mata e papéis ficaram espalhados no solo. A aeronave saiu de Sobral por volta das 18h15 e tinha a previsão de chegada na capital piauiense às 19h10.  

Investigações da queda

Investigadores do Segundo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa II), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) visitam o local do acidente neste domingo para investigar o que pode ter provocado a queda do bimotor e de que forma isso teria acontecido. Ainda não se sabe, por exemplo, se a aeronave explodiu antes ou depois de se chocar com o solo. 

De acordo com o órgão, os trabalhos iniciais consistem no processo de investigação e possui o objetivo de coletar dados como fotografar cenas, retirar partes da aeronave para análise, reunir documentos e ouvir relatos de pessoas que possam ter observado a sequência de eventos. 

A investigação realizada pelo Cenipa tem o objetivo de prevenir que novos acidentes com as mesmas características ocorram. Ainda segundo o órgão, a "necessidade de descobrir todos os fatores contribuintes garante a liberdade de tempo para a investigação e que a conclusão de qualquer investigação conduzida pelo Cenipa terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade do acidente". 

Resgate dos corpos

De acordo com o major Mardens Vasconcelos, subcomandante do quartel do Corpo de Bombeiros de Sobral, durante o resgate dos corpos, realizado ao longo deste sábado (16), foi necessário remover destroços do avião e também chegar a uma parte soterrada.

"Iniciamos o trabalho de resgate dos corpos, ainda estamos retirando as partes da aeronave e, ao mesmo tempo, cavando para chegar à área que está soterrada. É um trabalho minucioso, porque também houve vazamento de combustível, as máquinas que usamos podem provocar fagulhas e entrar em contato com esse combustível e ocorrer uma ignição", disse, na ocasião. 

O tenente-coronel Roberto Moraes, comandante da Companhia de Sobral, afirmou que os dez agentes do Corpo de Bombeiros que estavam no local da queda utilizavam equipamentos de proteção individual (EPIs) para evitar risco de contaminação pelo novo coronavírus. "Eles estão no local com EPIs, nas buscas, devido ao risco de contaminação", endossou quando ainda ocorria o trabalho de resgate. 

Serviço de UTI aérea

Já a empresa Top Line Táxi Aéreo publicou nota onde lamenta o acidente. "É com profundo pesar que a Top Line Táxi Aéreo informa novamente sobre o lamentável acidente com a aeronave bimotor PT- RMN, ocorrido na cidade de São Benedito-CE, no início da noite desta sexta-feira, 15.05.2020". Segundo a empresa, a aeronave envolvida no acidente prestava serviços de UTI aérea e partiu inicialmente de Teresina com destino à cidade de  Sobral.  Na ocasião do acidente fazia o percurso Sobral-Teresina.

A empresa afirmou também que dentro da aeronave estavam quatro ocupantes. O comandante Paulo César Magalhães Costa (piloto); dois funcionários da equipe médica. Carlo Victor Rodrigues e Samara Aline Félix, além do paciente o médico Pedro José Ferreira de Menezes. A empresa informou ainda que imediatamente após receber a notícia, encaminhou uma equipe até o local e acionou os órgãos competentes para que as primeiras providências pudessem ser tomadas.  

Assuntos Relacionados