Colombianos são presos suspeitos de comandar quadrilha de agiotagem no Vale do Jaguaribe

Grupo emprestava dinheiro para pequenos comerciantes da região com juros elevados. Os integrantes ainda realizavam ameaças

Escrito por Redação ,
Legenda: Foram apreendidos R$ 11 mil, além de uma quantia em dinheiro estrangeiro, aparelhos celulares e caderno de anotações
Foto: Polícia Civil

Cinco pessoas foram presas na última sexta-feira (23) suspeitas de integrarem uma quadrilha especializada em agiotagem, no Vale do Jaguaribe. Segundo a Delegacia Municipal de Limoeiro do Norte, quatro dos suspeitos são colombianos. Com a quadrilha, a Polícia Civil apreendeu mais de R$ 11 mil, que teriam sido recolhidos de pequenos comerciantes da região, e 17 mil pesos (moeda estrangeira).

A polícia afirmou que a delegacia recebeu denúncias de que um grupo de estrangeiros estaria emprestando dinheiro a pequenos comerciantes e cobrando juros elevados, além de praticar extorsão e ameaça. Após as denúncias, agentes iniciaram as investigação e conseguiram identificar os suspeitos. Entre os presos, está a proprietária de um estabelecimento que era utilizado como ponto de apoio pelos criminosos.

Quatro presos foram identificados: Juan Carlos Piedrahita Piedrahita, Hernan Dario Osório Rodas, Leslee Michelle Hurtado Garzon e Liduina de Almeida Silva. A polícia estuda também a possibilidade dos estrangeiros estarem de forma ilegal no Brasil.

Empréstimos e cobranças diárias

A polícia descobriu que a quadrilha emprestava dinheiro para pequenos comerciantes e cobrava, em seguida, juros diário exorbitantes. O grupo também agia com violência e fazia ameaças contra os comerciantes.

Ainda segundo a investigação, a quadrilha se encontrava no horário de almoço em um estabelecimento que pertence a Liduina. O local servia para receber pagamentos e planejar ações de extorsão e ameaças contra as vítimas. Liduina era a encarregada de fazer o recrutamento de novos clientes, como também o recebimento das parcelas dos empréstimos e o repasse desse dinheiro para os colombianos.

A abordagem ao grupo criminoso ocorreu no momento em que eles estavam reunidos no estabelecimento de Liduina, contabilizando o arrecadado. Além do dinheiro, a Polícia Civil apreendeu quatro motos, oito celulares e um vasto material de publicidade e de anotações para empréstimos. Os cinco presos vão responder por agiotagem e associação criminosa

Denúncias

As vítimas que se sentirem lesadas podem registrar queixa na Delegacia Municipal de Limoeiro do Norte, que fica localizada no endereço: Rua Vicente Ferreira Lima, nº 400 – José Simões, Limoeiro do Norte/CE. Telefone: (88) 3423.4572.

Os homens estão presos na Cadeia Pública de Juazeiro do Norte e as mulheres, em um xadrez da Delegacia de Limoeiro do Norte.