Chuvas se intensificam nas regiões Sul e Jaguaribana

As chuvas estão com intensidade acima de média

Escrito por Redação ,

Ao contrário do Dia de São José, neste feriado da Abolição da Escravatura do Ceará chove, principalmente, nas regiões Sul e Jaguaribana. Conforme atualização realizada no site da Funceme às 11h10, 50 municípios acusaram precipitações das sete horas da manhã da última terça-feira até sete horas de hoje. Crato foi a Cidade que apresentou maior índice, 105 milímetros. O quadro deve mudar ao longo do dia, já que novas informações pluviométricas devem chegar à Fundação nas próximas horas.

Conforme a Funceme, a chuva acontece por existirem nuvens sobre o Ceará. "Essa nebulosidade está associada a áreas de instabilidade que se formam em virtude da atuação do sistema atmosférico Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), padrão observado nos últimos dias".

A previsão para o dia de hoje é de que as "áreas de instabilidade atmosférica devem continuar atuando sobre o setor norte do Nordeste (NE) brasileiro, deixando as regiões cearenses com nebulosidade variável e com chuvas em todo o Estado, principalmente entre a tarde e a noite".

Amanhã, "as condições atmosféricas deverão ficar favoráveis à ocorrência de precipitações sobre o setor norte do Nordeste (NE) brasileiro. Por isso, o Ceará deverá ficar com nebulosidade variável e com chuvas em todas as regiões no decorrer do dia". Já na próxima sexta-feira, "o Ceará deverá ficar com nebulosidade variável e com chuvas em todas as regiões".

De acordo com a Funceme, em Fortaleza, no período de 7 horas até as 7 horas de hoje, só foram registrados 2 mm.

Sete maiores chuvas por Municípios no dia:

Crato: 105.0 mm
 
Barbalha: 70.0 mm
 
Jati: 60.0 mm
 
Missão Velha: 56.4 mm
 
Ererê: 46.5 mm
 
Lavras Da Mangabeira: 40.0 mm
 
Iracema: 37.0 mm