Chuvas devem perder intensidade nas próximas 48 horas

O sistema Vórtice Ciclônico de Altos Níveis, responsável pelas últimas precipitações, se afastou da região cearense, o que deverá ocasionar a perda de intensidade das chuvas

Escrito por Redação ,

Choveu em 114 municípios cearenses nas últimas 24 horas. A tendência, entretanto, é que as precipitações diminuam nos próximos dias. Segundo o meteorologista Leandro Valente, as chuvas dos últimos quatro dias estavam sendo provocadas pelo Sistema Vórtice Ciclônico de Altos Níveis, que se afastou da região cearense.

> Chove em 135 municípios do Ceará

"A tendência é que, por todo o dia de hoje [terça] e amanhã [quarta], não tenhamos chuvas tão significativas como as que registramos desde o sábado. As precipitações podem acontecer no Estado de forma reduzida".

Em relação à recarga dos açudes, que apresentam nesse instante uma capacidade hídrica de 18,9%, Leandro destaca que não houve aumento significativo. "Foram poucas chuvas, apenas quatro dias. Não deu para registrar recarga expressiva, a não ser em alguns açudes particulares de menores portes ou barreiros".

Nova Russas apresentou a maior precipitação, com  60 milímetros, seguida de Jati, 52 mm, e São Gonçalo do Amarante, 49 mm. Veja abaixo o quadro com as 10 maiores precipitações do Ceará.

* 10 maiores chuvas por Municípios desta terça-feira (24), conforme dados extraídos pela Funceme (Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos), atualizada às 9h10


- Nova Russas: 60.0 mm

- Jati: 52.0 mm

- São Gonçalo Do Amarante: 49.0 mm

- Viçosa Do Ceará: 46.0 mm

- Paraipaba: 43.0 mm

- Jijoca De Jericoacoara: 41.0 mm

- Beberibe: 40.8 mm

- Brejo Santo: 40.0 mm

- Coreaú: 37,6 mm

- Porteiras: 37,0 mm