Chove nas últimas 24 horas em municípios do Estado

Até às 10h50, as precipitações banharam 77 municípios. A Funceme vai atualizar o quadro das chuvas acontecidas nas últimas 24 horas durante todo o dia

Escrito por Redação ,

Na terceira prévia do dia anunciada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), às 10h50, choveu em 77 municípios das sete horas da última quarta-feira às 10h50 da manhã desta quinta-feira (26). Durante o restante do dia, a tendência é de que o quadro seja ampliado com a chegada de novas informações sobre as precipitações no período acima mencionado.

A maior chuva aconteceu no Acaraú, com 83.1 milímetros. Conforme a Funceme, o que ocasionou as poucas chuvas até aqui foi o surgimento de "nuvens sobre o Ceará. Essa nebulosidade está associada a áreas de instabilidade que se formam em virtude da atuação do sistema atmosférico Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), padrão observado nos últimos dias".

A previsão para o dia de hoje é de que as "áreas de instabilidade atmosférica devem continuar atuando sobre o setor norte do Nordeste brasileiro, deixando as regiões cearenses com nebulosidade variável e com chuvas em todo o Estado, principalmente entre a tarde e a noite".

Para a sexta-feira (27), o prognóstico é de que "As condições atmosféricas deverão ficar favoráveis à ocorrência de precipitações sobre o setor norte do Nordeste  brasileiro. Por isso, o Ceará deverá ficar com nebulosidade variável e com chuvas no centro e norte. Já neste sábado (28),"o Ceará deverá ficar com nebulosidade variável e com chuvas em todas as regiões".

Confira lista das 10 maiores chuvas por município até a última atualização da Funceme, às 10h50
 

Acaraú (Posto: Lagoa Do Carneiro) : 83.1 mm

Lavras Da Mangabeira (Posto: Mangabeira) : 82.0 mm
 
Barro (Posto: Monte Alegre) : 68.0 mm
 
Ibiapina (Posto: Ibiapina) : 60.0 mm
 
Granja (Posto: Pessoa Anta) : 60.0 mm
 
Itapipoca (Posto: Itapipoca) : 58.0 mm
 
Amontada (Posto: Amontada) : 55.5 mm
 
Russas (Posto: Sitio Timbauba Macore) : 50.1 mm
 
Aurora (Posto: Ingazeira) : 40.4 mm
 
Russas (Posto: Capim Grosso) : 40.0 mm