Ceará registra chuva em mais de 90 municípios nesta sexta (24)

Segundo a Funceme, a previsão para esta sexta é de céu com nebulosidade variável e com eventos de chuvas em todo o Estado

Escrito por Redação ,

Atualizada às 10h25

Choveu em 93 municípios entre as 10h20 de quinta-feira e 10h20 desta sexta (24), conforme o boletim atualizado no site da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Os dados ainda serão atualizados durante o restante do dia. As maiores incidências foram nas cidades de São Gonçalo do Amarante, com 42 milímetros, Fortaleza (41 mm), Baturité (38 mm), Pereiro (35 mm) e  Itapajé (33,2 mm).

Há relatos de novas chuvas na região do Cariri, embora ainda não computadas pela Funceme. Também não foram computadas chuvas significantes na região da Ibiapaba.

No litoral cearense, também foram registradas chuvas. No Icaraí, as precipitações alagam as ruas, gerando transtornos a motoristas, conforme vídeo de leitor, enviado ao VCrepórter, ferramenta do WhatsApp do Diário do Nordeste através do telefone (85) 8948-8712. 


Segundo a Funceme, as ocorrências foram motivadas por "nebulosidade associada a chuvas em quase todo o Ceará, principalmente no noroeste e no leste do Estado. Essas nuvens estão relacionadas à instabilidade atmosférica da Zona de Convergência Intertropical".     

Previsão

Para o restante do dia, a Funceme prevê "céu com nebulosidade variável e com eventos de chuvas no Estado". Para o sábado (25), "nebulosidade variável ao longo do dia com chuvas no centro e norte cearense. No sul, possibilidade de chuva". Neste domingo, a previsão é de "chuvas isoladas no centro-norte do Estado. Céu parcialmente nublado no restante do Ceará".

Transtornos

Na Capital foram registradas pancadas de chuva durante toda a noite, madrugada e início da manhã desta sexta-feira (24). O trânsito ficou complicado em diversos pontos da cidade devido aos alagamentos. O tráfego ficou bastante lento na Av. Presidente Castelo Branco (Leste-Oeste) nas proximidades do Marina Park Hotel.

Veja imagem registrada pelo fotógrafo Daniel Aragão:

Pontos de lentidão no trânsito foram registrados na Av. Presidente Castelo Branco (Leste-Oeste)

Dez maiores chuvas das últimas 24 horas:

São Gonçalo Do Amarante: 42.0 mm
 
Fortaleza: 41.0 mm
 
Baturité: 38.0 mm
 
Pereiro: 35.0 mm
 
Itapajé: 33.2 mm
 
Cascavel: 31.0 mm
 
Tururu: 30.0 mm
 
Alto Santo: 29.4 mm
 
Barreira: 27.0 mm
 
Fortim: 26.0 mm