Cardeal do CE celebra 60 anos de sacerdócio

Escrito por Redação ,
Legenda:
Foto:
Limoeiro do Norte. Um dos religiosos católicos mais conceituados do Brasil, cearense do Vale do Jaguaribe, volta à região onde nasceu para celebrar 60 anos desde que abraçou a vida religiosa como sacerdote. Após ser homenageado ontem à noite em Brasília, onde foi arcebispo metropolitano, dom José Freire Falcão, de 84 anos, um dos oito cardeais do Brasil, celebra missa hoje em Limoeiro do Norte, mesmo lugar onde, 60 anos antes, ordenou-se padre.

O atual arcebispo metropolitano de Brasília, dom João Braz de Aviz, além de outras autoridades eclesiásticas estarão na cidade para a celebração. Após missa, será descerrada placa em alusão aos 60 anos de sacerdócio e um jantar reservado no palácio episcopal de Limoeiro do Norte

Dom Falcão foi um dos quatro cardeais brasileiros que participaram do conclave para a escolha do sucessor do papa João Paulo II, o que lhe deu o direito tanto de escolher como de ser escolhido papa. Na ocasião, em 2005, foi eleito o cardeal alemão Joseph Ratzinger, atual papa Bento XVI.

Único cardeal cearense, dom Falcão foi sagrado pelo papa João Paulo II. Ele nasceu em 23 de outubro de 1925 no pequeno município de Ererê, no Vale do Jaguaribe. Aos 23 anos de idade, no dia 19 de junho de 1949, ordenou-se padre em Limoeiro do Norte.

O sacerdote estudou no Seminário da Prainha, em Fortaleza, entre os anos de 1949 e 1967. Na Diocese de Limoeiro do Norte, trabalhou pastoralmente. Na época, foi vice-diretor do Liceu Diocesano, membro da faculdade de seu seminário menor e outras instituições educativas, além de assistente eclesiástico da Ação Católica. Em 1967, foi eleito bispo titular da Vardimissa e nomeado coadjutor, com direito a sucessão, de Limoeiro do Norte. Foi consagrado, em 17 de junho, por dom José de Medeiros Magro, arcebispo de Fortaleza. Cinco anos depois, foi promovido à Sé metropolitana de Teresina, Piauí.

Assumiu a Sé metropolitana de Brasília em 15 de fevereiro de 1984. Eleito segundo vice-presidente do Conselho Episcopal Latino-americano. Em 1988, foi eleito cardeal presbítero, no dia 28 de junho, recebendo a barrete vermelha e título de S. Luza a Via Prenestina. Dom Falcão é renomado membro do Conselho de Cardeais para o Estudo dos Problemas Organizativos e Econômicos da Santa Sé desde 1993.

Ainda no ano de 1988, dom Falcão foi agraciado com o Troféu Sereia de Ouro, outorgado pelo Sistema Verdes Mares (SVM) pelos relevantes trabalhos prestados ao Estado do Ceará, ao lado do industrial Carlos Pereira, da poetisa e teatróloga Nadir Papi Saboya e do cantor e compositor Raimundo Fagner. O cardeal cearense é visto por seus amigos e religiosos uma das autoridades católicas mais bem preparadas e capacitadas para o trabalho sacerdotal. Arcebispo emérito (aposentado) e que foi candidato brasileiro à sucessão papal, José Freire Falcão reencontra a comunidade em que celebrou missa por quase duas décadas. Virá com uma comitiva de aproximadamente 20 pessoas e será recebido por dezenas de pastorais do Ceará, anfitrionado pelo bispo da Diocese de Limoeiro, dom José Haring. Após a missa que será celebrada pelo próprio homenageado, às 19h, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Imaculada Conceição.

Mais informações:
Diocese Católica de Limoeiro do Norte
(88) 3423.1171/ 1364


Melquíades Júnior
Colaborador