Biblioteca pública é instalada em Saboeiro

Escrito por Redação ,
Legenda:
Foto:
A biblioteca é uma forma de incentivar a leitura e promover cultura no Interior. Jovens e idosos são principal público-alvo

Saboeiro."Um país se faz com homens e livros". A frase do escritor Monteiro Lobato revela-se presente quase um século depois de sua criação. Acreditando nesta afirmação e com o objetivo de incentivar a leitura entre os moradores, a pesquisa escolar entre os estudantes, a Secretaria de Educação deste município implantou a primeira biblioteca pública da cidade.

A unidade é denominada Mileno Torres Bandeira, em homenagem a um filho ilustre da cidade, que viveu já mais de 100 anos e escreveu o livro "Origem da Família Carcará". A biblioteca oferece um acervo de mais de três mil livros. Dispõe de sala de leitura, cujo nome é um reconhecimento póstumo ao trabalho da professora Maria Dolores Leal Martins. Existe, também, sala de pesquisa, que homenageia o professor Raimundo Idelir Moreira, além de laboratório de informática.

A biblioteca vem despertando a atenção dos alunos e dos moradores. O imóvel oferece boa estrutura e é climatizada. É a primeira do Interior a funcionar das 8 às 22 horas, inclusive aos sábados, domingos e feriados. "Não fechamos e para isso temos um esquema de plantão", explica o secretário de Cultura, Marcos Antônio Alves de Melo. "A ideia deu certo e o fluxo de pessoas é crescente".

A Biblioteca Mileno Torres Bandeira tem o papel de despertar entre os moradores o gosto pela leitura, incentivar o hábito entre os jovens e fomentar a pesquisa escolar. "Acreditamos em nosso projeto de transformar a vida de muitas pessoas pela educação", disse o prefeito Marcondes Ferraz.

Centenas de jovens e idosos passaram pela unidade nos últimos dois meses. "Agora ficou mais fácil fazer um trabalho da escola", disse a estudante Márcia Lopes. Além das publicações especializadas, a sala de informática dá suporte e amplia o leque de fontes de pesquisa por meio da Internet. O aposentado Francisco Alves mora em Saboeiro há mais de 60 anos, mas nunca havia visitado uma biblioteca. "Fiquei admirado. É tudo muito organizado e bonito".

O acervo é formado por doações da Secretaria da Cultura do Estado (Secult) e pela Fundação Biblioteca Nacional. A Secretaria de Cultura do município anunciou em breve a expansão do número de livros com a aquisição de mais exemplares. O município dispõe de seis agentes de leitura. Cada um fica responsável por 40 livros e 25 famílias. O objetivo é incentivar o hábito pela leitura em casa e motivar a ida à nova biblioteca.

Mais Informações:
Biblioteca Mileno Torres Bandeira
Rua Monsenhor Manoel Cândido, 47
Centro
(88) 3526. 1200