Ponto de Cultura fortalece cidadãos

Cedro. O Ponto de Cultura Cedro Canto Cultural funciona há 4 anos, oferecendo cursos e oficinas de informática, música e audiovisual. As aulas são gratuitas e os alunos fazem apresentações em datas comemorativas, na área urbana e rural. O projeto recebe financiamento do Ministério da Cultura e da Secretaria de Cultura do Estado (Secult) por meio de seleção em edital, com apoio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), campus de Cedro e da Prefeitura.

"O nosso foco é o resgate cultural e popular", afirma o idealizador e produtor cultural, Zeno Falcão. "Queremos suprir a falta de oportunidades que, na maioria das vezes, ocorre para milhares de crianças, jovens e adultos que se sentem órfãos de projetos e de políticas públicas".

Em julho de 2013 começaram as atividades do Cedro Canto Cultural, que fica no Marco Zero da cidade. Crianças e adolescentes formam a maioria dos participantes das oficinais, que têm duração média de seis meses. Zeno Falcão, natural de Cedro, quis trazer para a cidade a oportunidade de atividades artísticas e culturais, contribuindo para a formação social, cultural e de cidadania. São ofertados cursos de informática (básica e designer gráfico), música (violão, flauta e bateria) e audiovisual (fotografia e vídeo).

Outra forma de divulgação da história, geografia e cultura locais é a produção de documentários em fotografia e vídeo, abrangendo o cotidiano dos moradores nos sítios e vilas rurais. "Esse tipo de linguagem prioriza a visão dos próprios alunos", pontuou Zeno Falcão.

O projeto já certificou mais de 400 alunos da zona rural e urbana do Município. Eles se mostram motivados. "Aprendi muitas coisas com o curso de fotografia e vídeo, que era o meu sonho", disse Letícia Oliveira. (H.B.)