O Ceará registrou chuvas em apenas 40 cidades entre as 7h da sexta (7) e as 7h deste sábado (8), de acordo com dados parciais da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), atualizados às 11h40.
A maior precipitação ocorreu em Mauriti, na Região do Cariri com 36,6 milímetros registrados. Em seguida, aparece o município de Guaraciaba do Norte (27,4 milímetros); Tauá (25 milímetros); Quiterianópolis (24 milímetros); Missão Velha (23,5 milímetros) e Maranguape (23,2 milímetros).
Segundo a Funceme, a Zona da Convergência Intertropical (ZCIT) encontra-se próximo ao Estado, porém, apresenta fraca convectividade, que é a subida do ar quente até a base das nuvens e alteração da umidade relativa do ar, situação necessária para “queda” da chuva.
Para o sábado, a tendência é de predomínio de nebulosidade variável em todo o Estado, mas com eventos de precipitações no Litoral Norte, Ibiapaba e também na porção mais ao sul do Estado, principalmente entre os períodos das tarde e da noite. Nas demais áreas ainda há possibilidade, porém, mais reduzidas e de forma isolada.
Para o domingo, os resultados de modelos numéricos de previsão indicam leve melhoria quando comparado ao sábado, principalmente para a Região Metropolitana de Fortaleza e própria Capital na madrugada e início da manhã, mas os acumulados não deverão ser significativo.
10 maiores chuvas por posto no dia:
- Mauriti (Posto: Mauriti) : 36.6 mm
- Guaraciaba Do Norte (Posto: Limoeiro) : 27.4 mm
- Tauá (Posto: Faz.belo Horizonte) : 25.0 mm
- Quiterianópolis (Posto: Baixio) : 24.0 mm
- Missão Velha (Posto: Missao Velha) : 23.5 mm
- Maranguape (Posto: Olho Dagua) : 23.2 mm
- Jati (Posto: Sitio Macapa) : 20.0 mm
- Cariré (Posto: Carire) : 20.0 mm
- Martinópole (Posto: Martinopole) : 20.0 mm
- Uruoca (Posto: Uruoca) : 19.0 mm