Agricultores iniciam colheita de milho e feijão no Interior

Quadro crítico deve ser revertido, conforme prevê relatório do IBGE, que pesquisa a safra nas regiões do Estado

Escrito por Redação ,
Legenda: Os cultivos feitos em janeiro e fevereiro já estão dando resultados agora
Foto: FOTO: SILVANIA CLAUDINO

Crateús. O cenário no sertão é de alegria, com o verde proporcionado pelas chuvas, na maioria das regiões. A expectativa dos agricultores é de uma boa colheita, bem diferente do ano passado. Em muitas regiões, inclusive, já estão apanhando feijão e as primeiras espigas de milho. O aumento das chuvas a partir da segunda quinzena de fevereiro é responsável pela melhoria na safra no Estado do Ceará neste ano. Órgãos que atuam na área confirmam a realidade dos sertanejos. A projeção é que a safra seja maior em 339,92% que a safra passada.

O quadro crítico do ano passado e de 2012 será revertido, conforme relatório do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), feito por meio do Grupo de Coordenação de Estatísticas Agropecuárias do Ceará (GCEA), que atribui a melhoria dos prognósticos ao crescimento das chuvas especialmente na macrorregião do Cariri, que concentra grande parte da produção de milho, principal produto da safra de grãos do Ceará.

A expectativa de produção do terceiro relatório deste ano é de 1.071.069 toneladas de grãos em 2014. Comparando-se à estimativa do mês de fevereiro (1.004.154t) cresce 6,66%. Comparando-se à primeira estimativa do ano (1.069.109 t), representa crescimento de 0,18%.

Segundo o documento, produzido mensalmente, a produção será boa, na maioria das regiões, principalmente na comparação com o ano passado.

Boa produção

"Mesmo com a irregularidade espacial e temporal, em algumas regiões haverá boa produção. Outras, porém, continuam prejudicadas. No geral, vai ter uma boa safra no Estado", avalia Regina Dias, coordenadora do Grupo de Coordenação de Estatísticas Agropecuárias do Ceará (GCEA), do IBGE.

No Cariri, a média das precipitações, registradas entre os dias 15 de fevereiro e 16 de março, foi maior que o normal, chegando a 206,3mm, quando a média normal é de 197,2mm.

Outra observação do IBGE é que as chuvas tiveram boa intensidade no período, como por exemplo em 16 de março choveu em mais de 70 cidades do Interior cearense com precipitações que chegaram a 108.4mm. No período, as chuvas se concentraram principalmente nas regiões do Sertão do Inhamuns e Jaguaribana, revertendo um pouco do quadro anterior, pois estas apresentavam situação crítica. E no Sertão Central também ocorreram boas precipitações, acima de 80mm.

Conforme o estudo, os produtos que apresentam crescimento da estimativa de produção de 2014 são algodão herbáceo de sequeiro, fava, feijão de corda, milho e sorgo. Apresentam redução na estimativa arroz de sequeiro, feijão de primeira safra e a mamona.

Para a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Ceará (Fetraece), as chuvas de março e abril trouxeram ânimo para a produção e a expectativa é de uma safra que supere a casa dos 60%, em média.

"Na grande maioria das regiões do Estado aponta para uma maior colheita e, em muitas, os agricultores já estão colhendo. Continua a vulnerabilidade de algumas regiões, mas no geral, como Cariri, Baturité, Centro-Sul e Metropolitana, as perspectivas são boas", avalia o presidente da Fetraece, Luiz Carlos Ribeiro.

Satisfação

Na região Centro-Sul, as chuvas têm sido favoráveis à agropecuária. Quem plantou está animado e já começa a colher milho e feijão verde. Na localidade de Santa rosa, zona rural de Iguatu, os produtores estão satisfeitos com a safra de feijão verde, cultura tradicional, que abastece o mercado local. Os grãos são levados para a feira livre, mercadinhos e supermercados. A boa safra neste ano contribuiu para manter estável o preço do produto na Semana Santa, período em que há aumento do consumo.

Em Russas, na Região Jaguaribana, a colheita ainda não iniciou, mas há perspectiva de, no início de maio, a colheita aumentar, segundo afirmou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Russas, José Cândido. A principal cultura deverá ser o feijão.

Em Crateús, a colheita já começou em várias localidades. O agricultor Antônio Ribeiro começou a colher nessa semana o feijão plantado por volta do dia 20 de janeiro, bem como o milho cultivado em seus nove hectares de terra.

"Nesses dias da Semana Santa já estou comendo com a minha família o feijão e o milho do nosso plantio", diz.

Mais informações
IBGE
Av. 13 de Maio, 2901
Benfica – (85) 3464.5342
Fetraece- (85) 3231.5887
Fortaleza

Silvania Claudino
Repórter

Canindé institui apoio com Bolsa Verde

Canindé. Criado para apoiar ações voltadas de incentivo ao ecossistema e manutenção sustentável do solo, o Bolsa Verde avança na direção da erradicação da pobreza no campo. "A grande finalidade do projeto é acompanhar, incentivar e orientar trabalhadores rurais sobre os cuidados com a terra, vegetação e animais, além de trabalhar as questões relacionadas ao uso racional da água, energia elétrica e não uso de inseticidas'', explica o idealizador do programa, o secretário de Meio Ambiente, João Paulo Paulino.

Segundo ele, o público alvo são homens e mulheres que trabalham diretamente com a terra, fauna e a flora locais. "Eles são os guardiões da natureza'', diz o secretário.

Os grandes benefícios são a preservação do bioma caatinga, produção de alimentos mais saudáveis, aliado a agricultores mais conscientes ambientalmente. Na primeira fase serão atendidos 20 trabalhadores rurais.

Além da Prefeitura, fazem parte do projeto inédito no Ceará, Associações Comunitárias, Organizações não Governamentais, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, movimentos sociais e a comunidade em geral, onde estão sendo identificados os agricultores que têm uma prática sustentável. "Iremos desenvolver também ações como plantio de mudas nativas e frutíferas, confecção de sabão ecológico a partir do reaproveitamento do óleo de cozinha, disseminação de práticas agroecológicas, uso sustentável dos recursos naturais e assistência técnica'', garante ele.

Para subsidiar as famílias, a Prefeitura de Canindé vai dar um bolsa trimestral no valor de R$ 200,00 por um período de dois anos, podendo ser renovado posteriormente. "Vamos conservar o bioma caatinga, recuperarmos as áreas degradadas, diminuir a caça predatória e, consequentemente, preservar definitivamente o meio ambiente", salienta o secretário.

Na opinião do prefeito de Canindé, Celso Crisóstomo, o Bolsa Verde tem como finalidade promover a cidadania, a melhoria das condições de vida e a elevação da renda da população que exerce atividades de conservação dos recursos naturais no meio rural.

"O projeto é um marco diferencial a favor das comunidades tradicionais e agricultores familiares, representando um passo importante na direção de reconhecer e compensar esses grupos pelos serviços ambientais que prestam a sociedade'', ressalta. O Prefeito lembra ainda que o desenvolvimento do uso sustentável dos recursos naturais em unidades de conservação atingirá também assentamentos diferenciados da Reforma Agrária ou territórios ocupados por comunidades tradicionais.

"A transferência dos recursos do Programa Bolsa Verde está condicionada ao cumprimento dos compromissos assumidos pela família beneficiária para conservação dos recursos naturais'', frisa o prefeito.

Entre os beneficiados está José Erivaldo Ferreira Coelho, que mantém uma propriedade totalmente ecológica no Rancho São José na localidade de Minador, no Distrito de Caiçara, a 18 quilômetros da sede de Canindé.

"É um grande passo que o governo municipal dá em defesa da natureza. Sempre sonhei com isso e hoje, me sinto realizado pela tamanho da grandeza de um projeto que irá mudar a qualidade de vida de muitas pessoas que trabalham na zona rural'', comemora José Erivaldo.

Outro que faz parte do Bolsa Verde é Cícero Almeida de Sousa, do Assentamento Fé na Luta, também no Distrito de Caiçara. "Nunca quis conversa com esse negócio de veneno. Tudo tem que ser natural e, agora, com o apoio do município, vou trabalhar com mais consciência o solo'', diz Cícero, que tem uma cisterna de enxurrada na sua terra.

Mais informações
Secretaria Municipal do Meio
Ambiente de Canindé
Rua Tabelião Facundo,154
Centro
Telefone: (85) 9902.5983

Antônio Carlos Alves
Colaborador