Plataforma de Modernização da Saúde busca humanização do sistema de saúde

Visão do cliente, serviços em rede e controle de qualidade ajudam na integração do sistema de saúde do Estado, que terá 2 mil novos residentes até 2023.

Foto: Helene Santos

Ter os dados dos pacientes organizados e o acesso eletrônico aos registros de todas as pessoas atendidas em postos de saúde e hospitais são requisitos básicos para um sistema de saúde eficiente. A partir desses preceitos práticos, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) desenvolveu um plano de ações para tornar o atendimento na rede de saúde do Ceará mais humanitário e integrado. “Nesse trabalho, estão embutidos alguns valores. O primeiro é a visão do cliente, entendendo como clientes o usuário, o profissional de saúde e o Estado. Eles compõem o sistema de saúde, que na realidade ultrapassa o atendimento: é a integração da saúde privada com a saúde pública. A busca é pelo entendimento dessa relação com os aspectos da humanização, principalmente nas diferentes regiões do Ceará”, explica a Secretaria da Saúde do Ceará.

Dessa forma, a Sesa conseguiu integrar a rede de atendimento em todo o Estado, com informações e serviços estrategicamente coordenados, começando nas unidades de atenção primária e indo até as unidades terciárias, que possuem maior complexidade.

Dentro do diagnóstico realizado pela Secretaria da Saúde está o entendimento das dores e dos dramas das pessoas. “No mundo todo, a primeira queixa dos pacientes é o acesso. E a segunda é a dificuldade de comunicação com os profissionais de saúde, ou seja, falar de um jeito que a população entenda”, detalha o órgão.

Dessa forma, o resultado está centrado no cidadão, ou seja, ao invés de o foco ser o combate à doença, ocorre o incentivo a uma vida mais saudável, colocando as pessoas como agentes do autocuidado.

Empatia 

Por isso, a humanização do sistema de saúde do Estado adotou como um de seus princípios a empatia, por meio do programa Empatia 360 graus. “O paciente é cuidado pelo sistema. Trata-se de uma estratégia continuada, para que a pessoa que está sendo atendida se sinta acolhida e dentro de uma linha de tratamento: tanto faz estar em um posto de saúde ou em um hospital, a pessoa é vista como uma só, para ter resolvido o seu problema de saúde”, detalha a Secretaria da Saúde.

Mas não existe organização da rede de atendimento sem um planejamento da área de qualidade. Afinal, de que adiantam equipamentos modernos e altos investimentos em profissionais sem uma avaliação da eficiência dessas operações? “Para fazer todo o sistema funcionar, é preciso contar com pessoas bem qualificadas. Os Hospitais Regionais do Estado vão receber profissionais selecionados, com a ampliação de 750 vagas a partir de 2021”, informa a Secretaria da Saúde do Ceará. “Até 2023, o Ceará vai ter 2 mil novas vagas de residentes, fazendo com que todos os profisionais que se formem no Estado do passem a ter onde fazer residência”, completa o órgão.

Desempenho

Outra ação para fortalecer o sistema de saúde do Estado foi criação do IntegraSUS, por meio do qual qualquer pessoa pode ter acesso ao desempenho da Secretaria da Saúde, com indicadores hospitalares e administrativo-financeiros. O conhecimento e a inovação também completam o conjunto de diretrizes da Secretaria da Saúde, funcionando tanto na ótica da qualificação e do aperfeiçoamento quanto no acesso à informação, trabalhando a proatividade de todos.

“Com toda essa estrutura, o objetivo é garantir que os profissionais de saúde sejam avaliados e que sejam remunerados por resultados, por qualidade. Para isso também foi criada, em março deste ano, a Fundação Regional de Saúde do Ceará (Funsaúde-CE), uma fundação pública de direito privado, que vai gerenciar toda a rede hospitalar do Ceará, de modo verticalizado, gerenciando as regiões de saúde, os contratos com os consórcios, com os hospitais municipais, e que vai acompanhar e fazer o gerenciamento desses indicadores”, detalha a Secretaria da Saúde do Ceará.

Integra Saúde Ceará

Para informar sobre estas e outras questões do setor de saúde pública, assim como novidades, inovações, investimentos e muito mais, acesse a nova página especial do Diário do Nordeste, Integra Saúde Ceará. O objetivo é incentivar a população para cuidar de sua saúde e mantê-la bem informada, sabendo de que forma pode se beneficiar ao máximo dos serviços de saúde no nosso Estado, além de conhecer os projetos em andamento e o planejamento para tornar a saúde mais próxima do cidadão. 

O projeto especial Integra Saúde Ceará é uma realização do Sistema Verdes Mares, com apoio do Governo do Estado do Ceará. Acompanhe as mídias do SVM para ficar a par das ações e saber como cuidar bem da sua saúde e da sua família. 

Confira a página especial

https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/projetos/integra-saude-ceara

Apoio