Fator decisivo para a escolha de carreira

Universitários contam como a Feira de Profissões Unifor os tirou da dúvida sobre que carreira seguir.

Feira Profissões Unifor

“A Feira de Profissões Unifor foi um divisor de águas na minha escolha acadêmica”. A constatação é do estudante Matheus Freire de Souza, de 20 anos, aluno do 5° semestre do curso de Farmácia, que saiu da dúvida para a certeza de sua escolha profissional depois que visitou o evento.

Matheus conta que teve a oportunidade de visitar a Feira por dois anos seguidos – em 2015 e 2016 – quando estava no segundo e terceiro ano do Ensino Médio. A única certeza que ele tinha na época era que buscaria um curso da área da Saúde, só não sabia qual escolher. “Eu estava em dúvida entre Odontologia e Farmácia. Mas quando chegou o dia da Feira e visitei os estandes, o curso de Farmácia me atraiu mais”, lembra.

Matheus Freire de Souza
Matheus Freire de Souza: Feira de Profissões Unifor foi um divisor de águas.

A experiência permitiu que o jovem pudesse conhecer de perto toda a estrutura do curso, entender a atuação do profissional e o dia a dia dos estudantes. “Ofertaram uma visita guiada aos laboratórios do Bloco F, onde temos aula hoje. E foi nessa visita guiada que eu decidi que queria Farmácia, queria vivenciar aquilo, viver minha vida acadêmica e profissional ali”, afirma Matheus Freire de Souza.

Assim como Matheus, o estudante Júlio Teles Ribeiro de Azevedo Nascimento, de 21 anos, aluno do 7° semestre de Engenharia da Computação, também chegou na Feira de Profissões com dúvidas profissionais. “Ciência da Computação ou Engenharia da Computação?” era a questão do jovem na época, nos anos de 2014 e 2015. Para ele, o que o ajudou a tomar a decisão foi a conversa com alunos dos cursos.

“A Feira é importante para ter um contato com o curso, pois, no colégio, as pessoas idealizam achando que quando entrar na faculdade vai estudar só o que gosta. Mas, tendo este contato na Feira de Profissões, você já vai mais preparado para universidade”, opina
.

Julio Teles
Júlio Teles: conversa com alunos dos cursos ajudou a tomar a decisão.

Para Júlio Teles, a experiência de conhecer o campus universitário foi surpreendente. “O campus em si era diferente de qualquer coisa que eu tinha visto”, conclui.

Sentir o ambiente
Para muitos alunos que estão na escola, a universidade é um mundo novo, até então desconhecido. Ao imergir na Feira de Profissões e sentir de perto o ambiente universitário, muitas crenças podem ser desconstruídas. Neste sentido, vivenciar a Universidade durante a Feira de Profissões foi uma experiência “muito proveitosa” para Karla Soraya da Costa Felipe, de 20 anos, estudante do 8° semestre do curso de Direito da Unifor.

Karla Soraya
Karla Soraya: experiência muito proveitosa na Feira.

Participar de uma Feira de Profissões é essencial para tirar dúvidas dos diversos cursos da graduação, pois, muitas vezes, as pessoas só têm a visão do senso comum e não sabem ao certo as peculiaridades de cada curso, sendo muito importante um evento como esse para ter contato com alunos e professores e conseguir conhecer as possibilidades da vida acadêmica. Afinal, é uma escolha que repercutirá em toda sua vida, devendo ser feita de forma responsável e cuidadosa”, considera Karla Soraya.

A estudante conta que visitou a Feira com o objetivo de conhecer os cursos e decidir qual iria seguir. Para ela, a experiência vivenciada no curso de Direito foi marcante. “Muito me chamou atenção uma oficina de Mediação de Conflitos, ofertada pelo CCJ (Centro de Ciências Jurídicas), em que me foram apresentadas formas diferentes de entender o conflito. Além disso, também gostei de uma visita guiada ao EPJ (Escritório de Prática Jurídica), pois você consegue ver seu futuro curso na prática”, destaca.

Bússola
Já para o estudante Davi Mateus Feitoza, de 18 anos, aluno do primeiro semestre do curso de Eventos, a experiência na Feira de Profissões confirmou o caminho que já havia escolhido na infância. “Eu já sabia que área seguiria desde meus 10 anos de idade”, conta. Para ele, a surpresa foi descobrir que havia um Curso de Eventos na Unifor. “Não sabia que tinha o curso e fiquei extremamente feliz quando soube, pois sempre foi o que quis”, destaca o jovem.

Davi Matheus
Davi Matheus: Surpresa ao descobrir o curso que sempre sonhou.

Na visão de Davi Mateus, a experiência na Feira “foi maravilhosa e super construtiva”, pois teve a oportunidade de conhecer um pouco mais as oportunidades que a Unifor oferece, “fora a diversão que é a Feira, com várias atrações e estandes”, aponta. Ele ressalta a importância do evento nesta fase de escolhas profissionais. “Para aqueles que estão nos anos decisivos e em dúvida, a feira torna-se uma bússola. E para os que já sabem que caminho seguir, consegue-se aprofundar e explorar novas oportunidades que surgirão no caminho após a escolha”, finaliza.

Veja mais detalhes sobre a Feira de Profissões Unifor e todas as informações sobre a programação no hotsite oficial do evento.

Feira de Profissões Unifor
3 e 4 de maio de 2019.
Horário de atendimento das tendas dos Centros de Ciências da Unifor: 3 de maio, de 8h às 17h30 e 4 de maio, de 8h às 11h.
Palestras, visitas a laboratórios, atendimentos e mais informações da programação aqui.

Confira uma galeria de fotos com os melhores momentos da Feira de Profissões Unifor do ano passado.

	        
    
CONTEÚDO PUBLICITÁRIO ESPECIAL
Feira de Profissões Unifor Logo 2019