Experiências para escolher o futuro

Feira de Profissões Unifor, nos dias 3 e 4 de maio, espera receber 15 mil pessoas, com uma intensa programação de palestras, oficinas, workshops e orientações sobre o universo do Ensino Superior.

evento

Inspirador e abrangente. Uma nova visão sobre a profissão. Novas perspectivas para a carreira. Esses são os sentimentos que prevalecem nos participantes da Feira de Profissões Unifor, e que devem se repetir este ano, na 6ª edição do evento, nos dias 3 e 4 de maio, na Universidade de Fortaleza. Maior evento desta natureza em uma universidade particular do Norte-Nordeste do Brasil, a Feira de Profissões vai trazer um amplo panorama dos cursos oferecidos pela Unifor e, mais do que isso, pretende colaborar para a orientação a muitos jovens em idade de definição do futuro profissional.

"Os participantes da Feira têm a oportunidade de vivenciar experiências do cotidiano de uma formação nas áreas de interesse. Eles têm contato com professores e alunos daqueles cursos, além de experimentar práticas reais que a universidade proporciona: uma aula de estúdio de TV no curso de jornalismo, um juri simulado no curso de Direito, ou uma reanimação no curso de Medicina, por exemplo. Cada área oferece uma série de momentos em que o aluno vai exercitar os espaços e ter uma imersão naquele curso", explica o professor Henrique Sá, Vice-Reitor de Graduação da Unifor.

Além das exposições e visitas guiadas aos cursos, a Feira de Profissões terá palestras, oficinas, workshops e um intenso contato entre estudantes pré-universitários, alunos, professores e coordenadores de curso da Unifor. "A intenção é constituir um universo de referenciais, para os estudantes e seus familiares, do que é o Ensino Superior, do que são as carreiras de formação num nível superior, qual é a diferença de um curso de bacharelado para um de licenciatura, como é um curso de graduação tecnológica, esclarecer dúvidas, estabelecer esse intercâmbio e a troca de informações", comenta Henrique Sá.

Programação
São esperados cerca de 15 mil visitantes na Feira de Profissões Unifor – muitos deles devem vir de caravanas de outras cidades e regiões do Ceará. Para recepcioná-los, haverá uma intensa programação, com destaques para as palestras de alguns convidados especiais. Na sexta-feira, às 9 horas, Mateus Costa Ribeiro, advogado mais jovem do Brasil (formado aos 18 anos) e o mais novo a fazer uma sustentação no Supremo Tribunal Federal (STF), vai abordar, em um bate-papo, os atuais desafios da carreira jurídica.

No mesmo dia, mas às 10 horas, o escritor e palestrante Matheus Tomoto, ex-aluno do MIT e pesquisador da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos vai contar sua trajetória da periferia de São Paulo até o aprendizado na América do Norte.

No dia seguinte, será a vez de outro convidado especial, Gabriel Mattucci, aluno do curso de Medicina da USP, que criou um inovador método de estudo, baseado em post-its. Nessa mesma palestra, às 10h30, estará a professora Roberta Cavalcante, psicóloga especialista em orientação profissional, e a economista Lilia Porto, idealizadora e curadora do Futuro das Coisas.

Ao longo dos dois dias de evento também haverá atividades lúdicas, de orientação profissional e exibição de filmes sobre o futuro do trabalho, na videoteca da Unifor, orientações sobre acessibilidade e inclusão no Ensino Superior, e acesso à plataforma Unifor Online, na Biblioteca da Unifor. Os participantes da Feira também terão a oportunidade de aproveitar atrações culturais, como apresentações dos grupos artísticos da Unifor, o Coral, a Camerata e a Orquestra Sinfônica.

Atrativos
Henrique Sá aponta os principais motivos para o estudante visitar a Feira de Profissões. "A primeira razão é a chance de conversar com pessoas que têm experiência real no Ensino Superior. É a oportunidadee de bater um papo com quem já passou pelo Enem e está cursando uma universidade. Isso ajuda o candidato a consolidar suas escolhas", esclarece o Vice-Reitor de Graduação da Unifor.

"A segunda grande razão é que isso vai acontecer num espaço preparado, o campus da Unifor, que é seguro, agradável, confortável, com uma estrutura e uma equipe muito bem montada para receber esse público", continua. "O terceiro motivo são os palestrantes e os exemplos inspiradores que eles estão trazendo, baseados em sua experiência e trajetória de vida. Por fim, com a Feira se inicia um processo de relacionamento, porque os participantes passam a serem acompanhados, podem vir à Unifor, contatar nossa equipe, até que formatem a decisão em relação à carreira a seguir", explica o professor Henrique Sá.

Veja mais detalhes sobre a Feira de Profissões Unifor e todas as informações sobre a programação no hotsite oficial do evento.

Confira uma galeria de fotos com os melhores momentos da Feira de Profissões Unifor do ano passado.

	        
     
CONTEÚDO PUBLICITÁRIO ESPECIAL
Feira de Profissões Unifor Logo 2019