Exemplos inspiradores

Feira de Profissões Unifor traz a Fortaleza palestrantes com trajetórias acadêmicas que inspiram os futuros universitários.

matheus
Matheus Tomoto vai falar de sua experiência no MIT, nos Estados Unidos. Foto: Divulgação

Conquistar a aprovação em uma renomada universidade e ter sucesso na carreira que escolheu. Esse é o sonho de todo estudante que está se preparando para o Vestibular. Para inspirar esses jovens e mostrar que é possível atingir o objetivo tão esperado, a Feira de Profissões Unifor traz a Fortaleza alguns palestrantes com trajetórias exemplares. Superação, inovação, determinação e talento é o que todos os escolhidos têm comum, com destaques para Mateus Costa Ribeiro, advogado mais jovem do Brasil (formado aos 18 anos) e o mais novo a fazer uma sustentação no Supremo Tribunal Federal (STF); o escritor e palestrante Matheus Tomoto, ex-aluno do MIT e pesquisador da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos; e Gabriel Mattucci, aluno do curso de Medicina da USP, que criou um inovador método de estudo, baseado em post-its.

“Procuramos dar um panorama de segmentos bem distintos, abrangendo as áreas que temos na Unifor: Comunicação e Gestão, Saúde, Tecnologia e Jurídica. Mas, de fato, são pessoas que possuem uma vivência de carreira. Eles trazem um grau de inspiração que pode ser um referencial, não só de desafio, mas de esperança, de que é possível desenvolver experiências brilhantes e muito interessantes”, comenta o professor Henrique Sá, Vice-Reitor de Graduação da Unifor, a respeito dos palestrantes convidados.

Também merece destaque a participação da professora Roberta Cavalcante, psicóloga especialista em orientação profissional, e da economista Lilia Porto, idealizadora e curadora do Futuro das Coisas. “Um dos objetivos da Feira de Profissões é abrir perspectivas. A partir disso, o aluno começa a perceber novos caminhos e possibilidades de trajetórias”, projeta Henrique Sá.

Veja mais detalhes sobre a Feira de Profissões Unifor e todas as informações sobre a programação no hotsite oficial do evento.

Conheça a seguir um pouco mais sobre alguns dos palestrantes convidados para a Feira de Profissões Unifor e suas trajetórias acadêmicas inspiradoras.

Gabriel Mattucci
Gabriel Mattucci foi aprovado em um dos mais concorridos Vestibulares do Brasil, o de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Durante sua preparação, ao longo dos três anos de Ensino Médio, aliou muitas horas de estudo e resolução de exercícios com a criação de um método inovador de estudo, por meio de post-its pregados na parede. Isso o ajudou a fixar e a organizar melhor os conteúdos a serem estudados. Ele também foi o primeiro colocado no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) da USP de Bauru (SP) e vai trazer um pouco da sua vivência para a palestra na Feira de Profissões Unifor deste ano.

"Para chegar à Universidade, o mais importante para mim foi ter tido uma rotina, um planejamento e uma constância de estudos. Eu comecei a estudar como qualquer aluno, anotando no caderno, mas percebi que muito daquilo eu já sabia, eu poderia anotar só as coisas mais importantes. Então comecei a anotar nos post-its só informações sintetizadas, em um local que eu pudesse ver sempre, no caso, a parede do meu quarto. E muita gente anota no caderno e as informações ficam lá, mas o que conta é o que você tem na cabeça. Então, como eu sempre olhava as informações, elas estavam sempre na minha cabeça. A cada bimestre eu renovava o conteúdo da parede. Outra coisa que deu muito certo foi fazer exercícios simulados dos conteúdos. Tem que estudar bastante, não tem como fugir. Em Fortaleza, eu espero desmistificar algumas coisas em relação à escolha de carreira, principalmente, e de métodos de estudo. As pessoas têm uma visão um pouco distorcida sobre como se deve escolher um curso, como se deve estudar, que há um jeito universal de fazer isso e eu quero mostrar que não, que você pode encontrar seu próprio método de estudo."

Mateus Costa Ribeiro
O currículo acadêmico de Mateus Costa Ribeiro é de impressionar: aos 13 anos, aprovado na Faculdade de Direito; aos 14, cursando uma Universidade federal; aos 18, curso de Direito concluído e aprovação no Exame de Ordem da OAB; aos 19, mestrando em Direito Constitucional. Considerado o advogado mais jovem do Brasil – e também o mais jovem a defender um argumento na tribuna do Supremo Tribunal Federal –, Mateus garante que desde criança sonhava em se tornar um profissional de Direito. Ele conta que alcançou seus objetivos, além de muito esforço, graças a um método de estudos que desenvolveu e gerou excelentes resultados. Hoje ele dá sequência aos estudos e transmite o que sabe por meio de cursos e palestras – on-line e presenciais –, como a que vai ministrar na Feira de Profissões Unifor.

“Eu acho que saber desde cedo o que eu queria foi o meu grande diferencial. Quem não sabe aonde quer chegar, não sabe qual caminho escolher. Isso atrasa as decisões de vida que a pessoa vai tomar, o que atrasa sua vida. Meu conselho é levar em conta dois critérios: amor ao ofício e estabilidade financeira. Eu testei várias profissões antes de escolher a minha. Convivi com médicos, engenheiros e várias outras profissões antes de decidir a minha. Eu busquei o que eu amava e o que poderia, ao mesmo tempo, me oferecer estabilidade e sucesso financeiro daqui a alguns anos. Eu trabalho todos os dias da minha vida, porque faço o que amo. Por isso leio todos os dias, antes de dormir, pelo menos 40 minutos, e estudo todos os dias depois do almoço matérias que não tem nada a ver com minha profissão. O objetivo é saber um pouco de tudo, aprender sobre organização, produtividade, romance, ficção. Enfim, ser um ser humano mais completo. Minha expectativa para a palestra na Unifor é altíssima. Eu dou palestras com frequência para advogados e estudantes de Direito, mas meu público favorito são os jovens que ainda não se formaram. Eles trazem um senso de novidade que eu não vejo em públicos mais velhos."

Matheus Tomoto
A rotina de Matheus Tomoto é a mesma desde os 12 anos de idade: quase o tempo todo dividido entre trabalhar e estudar. Tanto empenho o levou a grandes conquistas: formou-se em Engenharia e estudou no Massachusetts Institute of Technology (MIT) e na Universidade de Harvard, ambos nos Estados Unidos. Hoje, participa de três empresas, uma delas com um trabalho social para melhorar a educação no Brasil. Ele ainda trabalha em Harvard no desenvolvimento de projetos tecnológicos, mantém canais de vídeo e blogs, por meio dos quais compartilha suas experiências. Tudo isso parece incrível para quem estudou praticamente a vida toda em escolas públicas. Não para ele, que acredita muito em seus objetivos – um deles, inspirar os jovens a realizar seus sonhos.

"Quando você tem um sonho ou uma meta bem definidos, você não deve desistir de alcançá-los, mesmo que haja dificuldades, mesmo que você tenha dias de desânimo, mesmo que aqueles que você ama não te apoiem ou acreditem em você. É importante encontrar sua motivação e ter de forma clara os motivos para cada uma das suas ações. Quando eu tinha 16 anos e estava tentando entrar pra universidade, minha família e meus professores disseram que não seria possível, principalmente porque eu não tinha recebido conteúdo suficiente para me preparar. Quando eu estava nos EUA e resolvi aplicar pra inscrição nas melhores universidades dos EUA, meus amigos me disseram que 'nenhum brasileiro consegue passar, não tente porque com você não será diferente', eu tentei e fui aprovado nas 10 melhores universidades de lá. Desde os 12 anos de idade eu trabalho e estudo 16 horas por dia. Sempre separei meu tempo entre período de aprendizado e de trabalho. Minha rotina continua essa, altas cargas de trabalho e estudo com muito foco e alta produtividade. Será uma grande honra voltar a palestrar no Brasil, pois esse é meu grande objetivo: inspirar pessoas para que elas possam acreditar que o mundo é pequeno demais; que as oportunidades de conquista não são tão difíceis quanto acreditamos. Quero mostrar que é possível conseguir muitas oportunidades se você tiver foco e dedicação. Quero levar essa realidade para a palestra na Unifor!"

Veja mais detalhes sobre a Feira de Profissões Unifor e todas as informações sobre a programação no hotsite oficial do evento.

Feira de Profissões Unifor
3 e 4 de maio de 2019.
Horário de atendimento das tendas dos Centros de Ciências da Unifor:
3 de maio, de 8h às 17h30;
4 de maio, de 8h às 11h.

CONTEÚDO PUBLICITÁRIO ESPECIAL
Feira de Profissões Unifor Logo 2019