Conhecer para escolher

Com vasta estrutura, Feira de Profissões Unifor 2019 oportunizará o contato direto dos visitantes com o universo de mais de 30 carreiras disponíveis na Universidade de Fortaleza.

Feira de Profissões Unifor 2018 tenda CCS
Feira de Profissões Unifor 2018 Ares Soares

Durante os dois dias de realização da 6ª edição da Feira de Profissões Unifor (3 e 4 de maio), os cerca de 15 mil visitantes que devem passar pela Universidade de Fortaleza (Unifor) terão oportunidade de conhecer pessoalmente um pouco mais sobre os 34 cursos de graduação oferecidos na instituição. “Todos os cursos terão balcões de atendimento. Professores e alunos estarão à disposição do público para esclarecer sobre a área de formação”, conta Michelle Galvão, Coordenadora Geral do evento, assessora pedagógica da Vice-Reitoria de Graduação e professora da Graduação Tecnológica em Eventos.

Ela explica que todo o espaço da Feira de Profissões é pensado para facilitar o diálogo com o público. Dessa forma, cada Centro de Ciências da Unifor terá uma grande tenda, e cada curso de graduação, seu próprio balcão de atendimento. Assim, os visitantes podem conferir a programação e escolher do que participar, conforme os cursos de graduação e as carreiras que querem conhecer.

Programação
Com todo o evento voltado para proporcionar o contato direto dos visitantes – em sua maioria estudantes do Ensino Médio de escolas públicas e privadas do Ceará – com o universo dos 34 cursos de graduação disponíveis na Unifor, a Feira se divide em vasta programação nos dias 3 e 4 de maio para atender a todos.

No dia inaugural, serão realizadas visitas a laboratórios, palestras, experimentos e interações em diferentes formatos. No Centro de Ciências da Comunicação e Gestão (CCG), Michelle Galvão destaca a programação do curso de Moda, com demonstração com teares e o desfile de moda nas faixas de pedestre do campus.

Haverá ainda jogos e simulações do ambiente corporativo ofertados pela área de gestão. Um exemplo é o Decida, um jogo de tomada de decisão que apresenta os principais conceitos de administração. O Circuito CCG permitirá uma degustação de todos os cursos do Centro.

Quanto ao Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), a Coordenadora Geral do evento ressalta o Circuito Tecnológico e Experimentação (CTEx), que trará atividades inovadoras para o público. Entre elas, Michelle cita a corrida de drones, a atividade Cubo 3D Interativo, na qual o cubo realiza o movimento a partir de movimentos realizados pelos visitantes, e o Robô Jogar, atividade com pilotagem guiada para o visitante experienciar os comandos.

Feira de Profissões Unifor 2018
Feira de Profissões Unifor 2018 Ares Soares

“O curso de Arquitetura se destaca ao oferecer aos visitantes um modelo de casa na escala de 1/1 representada em planta baixa e corte. Neste espaço, os participantes terão a oportunidade de vivenciar o espaço utilizando uma cadeira de rodas”, evidencia a gestora.

A necrópsia é um dos pontos altos do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) e do Centro de Ciências da Saúde (CCS). A análise de casos – desenvolvida de forma integrada entre os cursos de Direito, Medicina, Farmácia e Odontologia – é uma novidade nesta edição do evento.

Além disso, diversos laboratórios estarão abertos à visitação com realização de atividades. Como os laboratórios de Moda (G11), de Audiovisual (Q28), de Inovação e Prototipagem, de Análises Clínicas, Toxicológicas e de Alimentos, o Laboratório Materno-Infantil, o Estúdio de TV (T2B), o Escritório de Prática Jurídica (EPJ) e alguns espaços de prática do curso de Medicina no Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI). Sem falar dos palestrantes que estarão no Teatro Celina Queiroz.

Michelle Galvão
Michelle Galvão, assessora pedagógica da Vice-Reitoria de Graduação, professora da Graduação Tecnológica em Eventos e coordenadora geral da Feira de Profissões Unifor 2019. Bruno Bressam

“A programação especial de visitas a laboratórios e experimentos está concentrada na sexta. No sábado, em paralelo às tendas, acontecem as rodas de conversas com profissionais convidados das diferentes áreas e a palestra de encerramento 'Experiências para Escolher o Futuro'”, conta Michelle Galvão.

Diferenciais
O curso de Psicologia é um dos que tiveram grande demanda nas últimas edições, afirma a Coordenadora. Esse ano, portanto, o curso amplia seus momentos de falas, oficinas e workshops. Michelle ressalta a visitação à Clínica Escola de Psicologia, à Testoteca e aos Espaços de Práticas, bem como a oficina 'Os Desafios da Escolha Profissional e o Papel do Psicólogo'.

Michelle comenta ainda o Programa de Apoio Psicopedagógico (PAP). Uma das ações será a atividade PAPo cabeça no Campus: atividade de autoconhecimento com o uso de letramentos múltiplos que acontecerá no palco próximo à tenda do PAP, de 12h às 13h, no dia 3 de maio. Atendimento na tenda do PAP, de 9h30 às 11h30, e (Pre)tensão – Você tem medo de prova?, de 14h30 às 15h30 na sala C10, são outras ações do PAP.

Feira de Profissões Unifor 2018
Feira de Profissões Unifor 2018 Ares Soares

A programação da Feira encerra com a mesa Experiências para escolher o Futuro, a partir das 10h30, no Teatro Celina Queiroz. A conversa reunirá a futuróloga Lilia Porto, a professora Roberta Cavalcante, psicóloga especialista em orientação profissional, e Gabriel Mattucci, aprovado em primeiro lugar no vestibular da Universidade de São Paulo (USP) para medicina, que desenvolveu um método de aprendizagem com post-its.

Feira de Profissões Unifor
3 e 4 de maio de 2019.
Horário de atendimento das tendas dos Centros de Ciências da Unifor: 3 de maio, de 8h às 17h30 e 4 de maio, de 8h às 11h.
Palestras, visitas a laboratórios, atendimentos e mais informações da programação aqui.

CONTEÚDO PUBLICITÁRIO ESPECIAL
Feira de Profissões Unifor Logo 2019