Recolocação: um processo desafiador

A decisão de mudar de emprego é bem difícil. Mais desafiadora é quando a situação não depende de você, como nos casos de uma demissão. Esse fato costuma trazer algumas situações adversas. O ideal é transformar a experiência da demissão em oportunidade de aprendizado e trabalhar para que as dificuldades da nova busca sejam transformadas em desafios. Nesse processo é importante, algumas vezes, buscar ajuda.

Com a ajuda de um profissional, além de recolocar-se no mercado mais rápido, você pode ampliar suas possibilidades. Por exemplo:

1. Tornar-se um consultor, numa atividade ligada a sua área de atuação e expertise. 2. Abrir seu próprio negocio, desenvolvendo o seu lado empreendedor. 3. Dedicar-se à atividade acadêmica. 4. Combinar várias dessas possibilidades.

Em geral as pessoas são treinadas para enxergar que têm "um problema" quando estão desempregadas. Você pode passar a construir um novo ponto de vista e se ver como um provedor de solução, um fornecedor, e a próxima empresa que te contratar será, de certa forma, seu cliente. Sucesso

Madalena Medeiros
Diretora executiva do fastjob, mobile consultoria, palestrante e consultora