Princípio de Pareto, você conhece?

O principio de Pareto determina que 20% das causas são responsáveis por 80% dos resultados. O que isso significa é que 20% de empenho nas atividades realmente importantes ,tem potencial de causar 80% dos resultados. A partir desta constatação, o ideal é que o esforço seja concentrado nas poucas ações relevantes que vão, efetivamente, gerar resultados significativos.

Me permita ilustrar: 20% dos clientes são responsáveis por 80% dos lucros, 80% dos resultados são obtidos por 20% dos funcionários. Todo mundo tem 24 horas por dia, por que algumas pessoas conseguem realizar mais que outras? O princípio de Pareto, no fim das contas, explica isso, aponta uma direção muito clara: os 80% dos resultados que você quer será alcançado graças aos 20% realmente significativo do que você faz. Se você quer saber mais a respeito desse assunto sugiro que leia o livro "A Única Coisa" (livro que super indico).

Estabeleça seus objetivos e dê atenção às prioridades. Diga "não" às tarefas que não são de sua responsabilidade. Delegue tarefas que outros são competentes para executar.

Madalena Medeiros
Diretora executiva do fastjob, mobile consultoria, palestrante e consultora