Uso da tecnologia pode favorecer profissionais de todas as áreas

Christina Curcio, Doutora em Administração pela Florida Christian University (FCU), traz dicas valiosas sobre como se tornar um profissional imprescindível para a empresa.

Foto: Foto: Banco de Imagens

O mercado de trabalho passa por constantes transformações, com o aumento do grau de exigência para funcionários, colaboradores e gestores. A tranquila estabilidade nos cargos que havia décadas atrás foi substituída por uma constante necessidade de atualização e ganho de versatilidade por parte de todos os integrantes das organizações. Ou seja, atualmente, o profissional que não se adequar a certas variáveis, como o correto uso da tecnologia no dia a dia e no aprimoramento constante de si próprio, pode ser substituído a qualquer momento.

Mas como se tornar um elemento imprescindível para a empresa em que se trabalha ou presta serviços? Qual é a melhor a saída para sobreviver ao atual momento do mercado de trabalho? Christina Curcio (foto abaixo), Doutora em Administração pela Florida Christian University (FCU) e sócia-fundadora da ICON Talent – empresa paranaense especializada em recrutamento exclusivo para a área de Tecnologia da Informação (TI) para empresas, startups e projetos – traz quatro dicas valiosas para a sobrevivência profissional, nos dias de hoje.

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1. Esteja sempre atualizado
A internet oferece inúmeras possibilidades de conhecimento e de cursos on-line. Só não estuda quem não quer. O mundo está aberto para qualquer profissional se capacitar com alta qualidade e manter-se atualizado sempre. “A internet ou intranet pode ser utilizada de forma construtiva, desde que seja empregada como meio de consulta nos diversos fóruns de discussões, cursos on-line, ou até mesmo acesso aos processos das empresas e demais informações que normalmente são disponibilizadas na intranet das empresas. O uso da internet como ferramenta para tirar dúvidas e de consulta é uma ótima solução para usar o conhecimento disponível na web, onde os profissionais também podem encontrar livros e acervos inteiros à disposição”, comenta Christina Curcio.

2. Invista na melhoria do perfil comportamental
Hoje as “soft skills” ou habilidades comportamentais são tão importantes quanto o conhecimento técnico. “As ‘soft skills’ podem ser trabalhadas desde que os profissionais observem o que precisam aprimorar. Por exemplo: cursos de oratória podem ajudar na comunicação. Para os mais tímidos, até cursos de teatro podem ser recomendados. Outras skills, como ser autodidata e pensamento de inovação, requerem um empenho maior, pois nem todos os profissionais sabem buscar o conhecimento sozinhos ou pensar além do tradicional. Mas um pouco de prática e a busca por novos profissionais que tenham essas habilidades pode auxiliar no desenvolvimento dessas habilidades comportamentais”, explica Christina Curcio.

3. Tenha uma ótima comunicação
Você já se perguntou o motivo disso? A resposta é simples: o advento da tecnologia agrega cada vez mais as áreas de negócio, exigindo mais comunicação e relacionamento, proporcionando a troca de experiências e conhecimentos entre os setores. Essa nova dinâmica de trabalho exige um entendimento de outros processos da empresa e seus  impactos. Aprenda a se comunicar. “A comunicação nunca é responsabilidade apenas do gestor. As empresas deixaram o modelo tradicional, onde um fala e outros apenas escutam. A comunicação deve ocorrer em todos os sentidos. O momento de feedback com o colaborador é um bom exemplo de que gestor e colaborador podem ter uma comunicação mas próxima e até incentivar esse processo contínuo. As reuniões rápidas, em que todos podem expor suas atividades, desafios e necessidades para cumprir os objetivos do grupo, é um processo que auxilia a comunicação, o trabalho em conjunto e a empatia”, exemplifica Christina Curcio.

4. Conheça outras áreas da empresa
Entenda que a empresa em que está atuando não é somente sua área, mas os processos que transitam por ela. Entenda o cenário atual, como a empresa irá crescer e auxilie na melhoria dos processos, de forma clara, comunicativa e vá além. “Propor novas ideias sempre é interessante, não só para a chefia mas para os colegas e fazer com que todos contribuam nas ideias e inovações. Um projeto nunca será feito sozinho, então o trabalho em equipe e as boas ideias devem ser compartilhados e acompanhados pela chefia. Leve as ideias aos gestoras e colegas sem problemas, pois onde há uma ideia, outras existirão”, aconselha Christina Curcio.


DICAS
Saber mais

De que forma o profissional pode ampliar o seu leque de conhecimentos? Christina Curcio responde de forma objetiva: “Estude”. Para ela, o profissional deve aproveitar todos os recursos possíveis para aumentar seu nível de instrução: fazer uma faculdade, ter contato com conteúdos on-line, se informar sobre as tendências de mercado, participar de palestras, met-ups e aumentar o relacionamento com profissionais e colegas de outras empresas. “Sempre é bom conhecer o que outros profissionais têm a dizer e ensinar. Trocar ideias e experiências é importante principalmente para fomentar inovações. Conhecer novos processos e empresas também ajuda muito na construção e na melhoria contínua”, avalia a sócia-fundadora da ICON Talent.