Um desafio possível

Especialistas contam segredos que podem facilitar a aprovação em concursos públicos

Dedicação, renúncia e planejamento. Esse é o trio de ouro para quem pretende ser aprovado em um concurso público. Porém, não existe uma fórmula infalível
para se conseguir o sucesso nesse objetivo. “Tem alunos que, por terem uma base maior, conseguem um prazo de aprovação menor. Tem outros que, por não estudarem tanto ou não terem uma base tão grande, demoram um pouquinho mais. Mas uma coisa é certa: tem que estudar muito”, afirma Giovanna Carranza, Diretora do on-line do curso Prime, com sede em Fortaleza.
Para estar bem preparado para esse desafio, a especialista recomenda um planejamento de estudos, incluindo aulas, revisão de material teórico e resolução de questões. “Não tem segredo: é estudar, resolver questões e tirar dúvidas com professores”, enfatiza. Giovana observa que hoje existem inúmeras ferramentas
para ajudar os estudantes, que vão de livros com questões comentadas a canais no YouTube com aulas gratuitas e materiais disponibilizados nos sites dos concursos.

Persistência e organização
Quando Hercy Alencar resolveu definitivamente se preparar para o concurso para Juiz de Direito do Estado do Ceará, percebeu que lhe restavam três  possibilidades: “estudar, estudar e estudar", resume. "Foi aí que me debrucei nos cursos jurídicos e nos livros e, em menos de dois anos, consegui ser aprovado em dois concursos públicos: o de Promotor de Justiça Substituto do Estado do Rio Grande do Norte e o de Juiz Substituto do Estado do Ceará", conta.
O profissional diz que a primeira coisa que fez foi se matricular em um curso jurídico preparatório para concursos. "Eles nos motivam muito, repassam dicas e, com nossa memória visual e auditiva, conseguimos resolver muitas questões na hora da prova lembrando das aulas ministradas”, revela Hercy Alencar.
Quando ele teve que conciliar trabalhos com estudos para o certame, fins de semana, férias e feriados eram momentos dedicados aos estudos. No meio do processo, desistir lhe passou várias vezes pela cabeça. “É natural. Mas, no dia seguinte, você se encoraja de novo e segue. O importante é não desistir”, comenta o juiz cearense. 
Para lidar com esse período de espera, que ele resume como desgastante, até atingir o resultado positivo no certame, ele enfatiza que o suporte familiar foi essencial. 
Sobre a preparação física e emocional, Giovanna Carranza afirma ter alunos que gostam de ir à praia e descansar; outros, preferem fazer exercícios físicos,
meditação. “Vai de cada um. O segredo é a persistência. A diferença entre o sucesso e o fracasso vai ser justamente essa persistência”, sinaliza a administradora.

Experiência
Hercy Alencar compartilha algumas estratégias que o ajudaram na aprovação. "Em concurso público, 50% é conhecimento e 50% é estratégia de estudo. É importante ver quais os livros mais indicados no momento, específicos para concursos públicos. Pegue um livro só, que seja indicado, por matéria, sob pena de você não ter tempo de ler diversos livros da mesma matéria e perder muito tempo", recomenda.
Com sua experiência em vários certames, o Juiz de Direito observa que também é importante resolver provas passadas, sobretudo da banca em que será feito o concurso e de outras bancas também, pois é com os exercícios que se fixa mais a matéria. "Para os concursos de magistratura, Procuradorias, Promotoria de Justiça ou Procurador da República, os informativos semanais de jurisprudência do STJ e do STF devem estar na ponta da língua", alerta.
Por fim, é importante o que ele denomina de 'netconcurseira', "a rede de contato com outros concurseiros para troca de dicas e materiais de estudo", ressalta.
Boa sorte!


Dicas
1. Gestão do tempo

Caso ainda não tenha uma técnica de gestão do tempo (particular e de estudos), busque uma que ajude a colocar as suas prioridades em perspectiva, pois isso dará mais foco ao que é importante no momento.

2. Comida, bebida e descanso
Alimentar-se mal, ficar sem beber a quantidade adequada de líquidos diariamente e não descansar podem condenar a sua preparação. A falta de descanso e de nutrientes impacta diretamente na capacidade de concentração. 

3. Faça listas
Mesmo que já tenha definido a matéria que irá estudar no período, faça listas para o que precisa realizar com maior especificidade – por exemplo, com assuntos que precisa maior dedicação, o que precisa rever etc.

4. Técnicas de memorização
Há muitos recursos para melhorar a aprendizagem, a memorização e a capacidade de concentração nos estudos. Quando você adota, por exemplo, o ciclo de estudos, passa a ver com mais regularidade as matérias que são prioridades, faz a gestão do tempo e pode aprender mais.