Preparação fundamental

Saiba como estar pronto para uma entrevista de emprego

Estar bem preparado é a chave para ter sucesso em uma entrevista de emprego. Esse é o consenso entre os especialistas no mercado de trabalho, que recomendam ao candidato a uma vaga iniciar essa preparação com uma boa antecedência. Uma atitude básica é pesquisar sobre o seu possível novo local de trabalho: história da organização, ramo de atuação, características de gestão, dados financeiros, desafios, concorrentes, o que for possível pesquisar. Estar bem informado demonstra, acima de tudo, interesse do candidato pelo posto de trabalho.
Ser prudente também é altamente recomendável. Conhecer o percurso a ser feito de casa até o destino, como e em quanto tempo o trajeto será desenvolvido são precauções de ouro. 
Além disso, a preparação emocional para o momento da entrevista também é relevante. Durma cedo na noite anterior para estar bem disposto, alimente-se de  forma equilibrada no dia, esteja vestido adequadamente e compareça ao local no horário marcado. Essas são ações que podem garantir uma boa impressão por parte da empresa logo no primeiro contato e podem contar muitos pontos no processo seletivo.

Postura conta pontos 
Desde que o candidato chega ao lugar da entrevista, tudo conta na busca por uma vaga de emprego. Seja a forma com conversa com o pessoal da recepção,  seja como se comporta diante do entrevistador. A Sociedade Brasileira de Coaching (SBC) orienta o candidato a ter uma postura imponente, ser otimista e sempre positivo nas respostas. 
Demonstrar simpatia e estar aberto a perguntas também é válido, por mais estranhas que pareçam ser. Diante de questionamentos muito absurdos, como “quantos McDonalds existem em Fortaleza?” ou “quantas bolinhas de gude cabem num avião?”, não existe certo nem errado. Use a lógica para formular uma resposta e evite aquele sorriso amarelo de quem não tem a menor ideia do que se trata. 
Traga argumentos concretos e desenvolva seu raciocínio. Tenha certeza que o recrutador está avaliando todas as suas reações, pois em cada manifestação ele quer saber se você é o profissional que a empresa está procurando. 

Estratégia 
Uma técnica útil para entrevistas de emprego é o Método Estrela ou Técnica STAR, que consiste em uma formulação de resposta completa, seguindo as etapas de contar a Situação, a Tarefa, a Ação e o Resultado. Conforme a Sociedade Brasileira de Coaching, essa técnica, quando usada em entrevistas de emprego, garante ao profissional até 50% a mais de chance de causar uma boa impressão. Isso porque o método permite uma lógica de resposta bem estruturada, que mostra o contexto da situação e o desempenho positivo do candidato. 
Durante a entrevista, evite respostas abertas e genéricas (“busco uma oportunidade melhor”, “vi vantagens”, “queria novos desafios”) e nunca minta – pois
recrutadores costumam checar referências – ou fale mal do emprego anterior.
No diálogo com o entrevistador, ouça com calma e preste atenção ao que ele está falando. Não o interrompa – esse é um sinal clássico de ansiedade. Também é importante responder apenas aquilo que lhe for perguntado, de modo a evitar gafes. Não é aconselhável falar demais. Isto é, aborde apenas pontos que sejam
relevantes para a entrevista. 
Diante de um questionamento do tipo “quais são suas maiores qualidades?”, não utilize respostas genéricas, que não o diferenciem de nenhum outro postulante à vaga. Nesses casos, os especialistas recomendam demonstrar autoconhecimento e saber exatamente no que você se destaca tecnicamente e comportamentalmente, citando exemplos de como sua qualidade é vista pelos outros.
É muito importante ressaltar resultados positivos obtidos em experiências anteriores. Para isso, os especialistas sugerem que você relembre, dias antes da entrevista, as situações mais importantes da sua vida profissional. Assim, você chegará mais seguro ao dia D.
E na hora de responder “qual sua pretensão salarial?”, tenha cuidado. A dica para se sair bem é não ser muito enfático, evitando frases como “não aceito menos do que isso”. Deixe claro que você está aberto a negociações, para evitar que as portas para uma oportunidade interessante se fechem.


ETIQUETA
Vista-se adequadamente para a entrevista de emprego. O candidato deve se destacar pela postura e habilidades e não pela roupa que veste. No entanto, isso não significa ir mal vestido, mas de acordo com o que a ocasião exige. Mais um motivo para conhecer o perfil da empresa que está ofertando a vaga.


DICAS DE OURO
. Cumprimente o entrevistador com um aperto de mão firme 

. Use casos e exemplos reais para explicar suas competências, fugindo de um discurso vazio ou ensaiado 

. Mantenha contato visual com o entrevistador 

. Se você tiver um real interesse em ocupar a vaga, mostre entusiasmo

. Não fale mal de seu atual ou antigo empregador 

. Por que você deve ser escolhido? Ajude o entrevistador a entender o que a empresa ganha com a sua contratação


Assuntos Relacionados