IFCE oferece 675 vagas em cursos técnicos

Formação rápida, gratuita, de qualidade, e com acesso ao mercado de trabalho

O Instituto Federal do Ceará (IFCE) divulgou os editais do processo seletivo 2018.2, dos cursos técnicos para os campi de Fortaleza e de Sobral, com 675 vagas em 21 cursos. A oportunidade é para quem procura uma formação rápida, gratuita e, principalmente de qualidade. As aulas ocorrerão nos turnos da manhã, tarde e noite, contemplando as modalidades de natureza integrada e subsequente. 

A instituição atenta que os candidatos devem ler com bastante atenção todo o edital, antes de fazer a inscrição, a fim de evitar erros na escolha do curso, horário e local de oferta.

Inscrições

As inscrições poderão ser efetuadas pelo site http://qselecao.ifce.edu.br, das 8 horas do dia 16 até as 18 horas do dia 27 de abril de 2018.  A taxa de inscrição no valor de R$ 40,00 poderá ser paga por meio de boleto bancário, e os candidatos ao curso de Técnico em Instrumento Musical pagarão um adicional de R$ 10,00 referente ao Teste de Aptidão Musical. 

A confirmação da inscrição depende do pagamento da taxa de inscrição, que deverá ser efetuado, impreterivelmente, até o fim do expediente bancário do dia 30 de abril de 2018, salvo no caso dos candidatos isentos.

Isenção

O pedido de isenção poderá ser feito nos campi de Fortaleza e de Sobral, no período de 16 a 20 de abril de 2018, das 8h às 12h e das 13h às 17h. 

Para solicitar, o interessado precisa estar em uma das seguintes categorias: comprovar cumulativamente que cursa integralmente o ensino fundamental (para os cursos integrados) ou o ensino médio (para os cursos subsequentes) em escolas da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada e que possui renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio ou inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, de que trata o Decreto nº. 6.135, de 26 de junho de 2007.

As provas de conhecimentos gerais e de redação serão aplicadas no dia 27 de maio, das 9h às 13h. O resultado final está previsto para o dia 3 de julho.

Cursos integrados são referentes ao ensino médio tradicional, planejados de modo a conduzir o aluno à habilitação profissional técnica de nível médio. Poderão se inscrever estudantes que, no ato da matrícula, apresentem comprovante de conclusão do ensino fundamental. São eles:

Edificações (Fortaleza)

Eletrotécnica (Fortaleza)

Informática (Fortaleza)

Mecânica Industrial (Fortaleza)

Química (Fortaleza)

Telecomunicações (Fortaleza)

Cursos Subsequentes são cursos de formação técnica de nível médio, ofertados a quem já tenha concluído o ensino médio. Poderão se inscrever estudantes que, no ato da matrícula, apresentem comprovante de conclusão do ensino médio. Estão sendo ofertados:

Agroindústria (Sobral)

Agropecuária (Sobral)

Edificações (Fortaleza)

>Eletrotécnica (Fortaleza)

Eletrotécnica (Sobral)

Fruticultura (Sobral)

Guia de Turismo (Fortaleza)

Instrumento Musical (Fortaleza)

Manutenção Automotiva (Fortaleza)

Mecânica (Sobral)

Mecânica Industrial (Fortaleza)

Meio Ambiente (Sobral)

Panificação (Sobral)

Segurança do Trabalho (Fortaleza)

Segurança do Trabalho (Sobral)