Conheça os prós e os contras dos cursos EAD

Os cursos EAD, alcançaram um aumento de 27% comparado aos anos anteriores

Segundo o Censo da Educação Superior 2017, elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), houve um crescimento no número de alunos que optaram pelo curso EAD, alcançando uma porcentagem de 27% em comparação aos anos anteriores. Houve também um crescimento dos polos de ensino EAD – passando de seis mil unidades para cerca de 15 mil, um crescimento de 133%, segundo o Ministério da Educação. 

Essa expressiva evolução é devido a popularização das vantagens do curso a distância. No entanto, apesar de apresentarem diversos benefícios aos estudantes, a modalidade também possui especificidades que devem ser levadas em consideração na hora de optar entre o curso presencial ou EAD. 

Vantagens do curso a distância  

Baixo custo:  o estudante economiza com transporte e alimentação, por não ter a necessidade de comparecer sempre na instituição de ensino, não tendo esses custos adicionais além da mensalidade. 

Flexibilidade: é possível escolher os melhores dias e horários para estudar, os graduandos possuem maior flexibilidade com os cursos EAD se comparados aos presenciais, que possuem dias e horários agendados. 

Certificado:  o MEC estabelece que o diploma do curso EAD não possui diferenciação com o presencial. Ambos possuem a mesma validade. 

Bolsas de estudo: é possível contar com os cursos a distância que também disponibilizam bolsas de estudo com desconto nas mensalidades. Há bolsas inúmeros cursos em faculdades EAD, a exemplo de Administração, Educação Física, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, entre outros. 

Desafios do curso a distância 

Convívio entre os estudantes: muitas vezes é preciso se virar só, não podendo contar com aquela ajuda do colega de classe, além de muitas vezes não ter um professor de imediato para tirar aquela dúvida. 

Manter os estudos em dia: é preciso maior organização dos graduandos, que devem ter rotinas para não acumularem os conteúdos. 

Driblar as Distrações:  para muitos alunos é mais fácil conseguir manter o foco em sala de aula. Já na EAD, as distrações são maiores e não há ninguém além de si mesmo para manter a concentração nos estudos. É preciso manter o foco sempre, por isso é necessário esse cuidado.  

CONTEÚDO PUBLICITÁRIO ESPECIAL
logo educa mais brasil