Mindfulness: o que é isso?

Mindfulness é uma expressão que significa "atenção plena". No Brasil, o termo ainda é pouco conhecido, mas algumas empresas já está oferecendo aos seus funcionários essa prática, como alternativa para acalmar a mente e aumentar o foco.

A forma mais simples e prática de incorporar o mindfulness à rotina é fazer pequenas paradas ao longo do dia. Escolha os melhores momentos, e procure fazer paradas pela manhã, à tarde e à noite. Pare, feche os olhos e faça entre cinco e dez respirações lentas. Concentre-se somente na sua respiração. Sua mente pode ficar inquieta, mas ao continuar você conseguirá levá-la para um lugar de tranquilidade. O objetivo dessa prática é desenvolver a capacidade de focar. Se outros pensamentos surgirem, deixe-os passar.

Você achou difícil? Não, não é. Todo mundo consegue realizar três intervalos de um minuto ao longo do dia. Quem realiza essa atividade garante que, após as pequenas pausas, tem um dia mais produtivo, menos estressante, mais calma e conseguem tomar decisões mais assertivas, características importantes para um líder. Que tal começar hoje?

Madalena Medeiros

Diretora executiva do fastjob, mobile consultoria, palestrante e consultora