Hábitos que podem causar uma demissão

Se você não entende por que sua carreira não está progredindo, confira algumas dicas da Universia

Se você se pergunta por que sua carreira parece não avançar ou por que você sempre é deixado para traz quando aumentos, promoções e projetos importantes aparecem em seu emprego, então é hora de avaliar seu comportamento. Alguns hábitos podem custar sua credibilidade e provocar até mesmo a demissão.

1. Não promover o próprio trabalho

Seu trabalho pode ser fantástico, mas se você não promovê-lo então ninguém irá notar. Isso não significa que você deve ser alguém exibicionista ao ponto de ser insuportável, mas sim que não pode colocar seu esforço e resultados na sombra.

2. Ficar na defensiva

Não importa a situação ou crítica, alguns profissionais parecem sempre ter respostas na ponta da língua para se defender. Proteger ou promover seu trabalho não significa que ele está livre de críticas e apontamentos de erros. Aprenda a crescer com esses comentários e a lidar com eles de maneira madura.

3. Tomar decisões precipitadas

Decidir de maneira precipitada como forma de reação emocional pode ser uma das piores coisas que você faz, não apenas em seu emprego, mas nos relacionamentos e acontecimentos pessoais também.

4. Não ser assertivo

A falta de objetividade é um hábito contraprodutivo e muito irritante. Se você deseja falar algo, se acha que determinada decisão não foi boa ou que mudanças devem ser feitas em certo projeto, então use de seus argumentos para ir direto ao ponto de maneira coerente e assertiva.

5. Ser muito negativo

Pessoas negativas, que sempre reclamam ou enxergam os problemas antes dos benefícios, são muito ruins em qualquer ambiente, não apenas no trabalho.

6. Mentir

Ser pego na mentira destrói sua credibilidade em apenas alguns segundos e isso é algo difícil de recuperar. Mesmo que você seja rigorosamente honesto durante os próximos cinco anos as pessoas sempre irão se lembrar da mentira e reconsiderar o que você disse.

7. Ser desorganizado

As pessoas prestam muito mais atenção quando alguém é desorganizado. A falta de ordem e disciplina, seja em sua mesa ou no cumprimento de prazos, é extremamente nociva para a reputação e pode custar seu emprego.

8. Não entender novas tecnologias

Você pode se sentir completamente confortável com as habilidades tecnológicas que possui e oferece para a empresa, mas isso não quer dizer que elas estão atualizadas o suficiente para que você seja alguém indispensável no mercado de trabalho.