Dicas de Concursos: Técnicas incomuns de estudo - I

Nas colunas desta edição e da próxima proporei algo que pode parecer bastante estranho à primeira vista. São quatro técnicas aparentemente absurdas para você ter um estudo eficiente, mas que começam a fazer sentido quando as analisamos sob uma ótica crítica. Vamos a duas delas nesta semana:

1. A primeira técnica de estudo é não seguir as técnicas de estudo! Mas como assim?! Surgiram ótimos professores, mas também muitos curiosos e pessoas - muitas das quais com boa intenção - querendo ensinar técnicas, dicas e segredos das quais não têm um conhecimento aprofundado. Resultado: ensinam coisas erradas e acabam prejudicando.

A recomendação para você se sair bem é simples: personalização! Tão importante quanto só ouvir técnicas de pessoas experientes em concursos, você precisa testar o que está sendo dito e ver se aquela técnica realmente funciona para você. Por exemplo, há quem renda mais ouvindo, outro copiando, outro assistindo, quem renda mais pela manhã e outro de noite. Cada um tem sua compleição, não adianta forçar. Descubra como você rende melhor e que técnicas são mais úteis. E lembre-se: algumas coisas funcionam para todo mundo, como organização, dedicação, muito treino, fazer revisões periódicas da matéria e estudar com silêncio ou música clássica (jamais com outras músicas, com pressa ou pensando noutras tarefas).

Outras técnicas que funcionam: estudar entre 50 a 80 minutos e descansar entre dez a 15 minutos (sua resistência aumenta com o tempo, mas faça sempre os intervalos). E claro: prestar atenção nas aulas e nas dicas dos professores, responder questões de vestibulares ou concursos anteriores.

2. A segunda técnica de estudo é... Não estudar é estudar! Ok, parou, parou, parou... Não ache que sem estudar você terá sucesso nem pegue essa frase e vá para a praia sem culpa... Não, a ideia não é esta. Existem duas coisas que farão muita diferença para você.

A) Quando você está descansando ou fazendo outras atividades como lazer e sono, você não está estudando, mas tais atividades podem aumentar sua produtividade no estudo.

B) Para render mais no estudo, você precisa estar "presente" naquilo que está fazendo.

A fixação da memorização ocorre durante o sono profundo. Por isso, é importante ter um bom sono. Nada de ficar repensando em todas as coisas que aconteceram ou deixaram de acontecer ao longo do dia, nada de ficar pensando na matéria, na prova, na véspera, também não vale ficar zapeando a TV até cansar. Hora de dormir é hora de dormir. Já os momentos de lazer fazem a pessoa "recarregar a pilha". Uma das técnicas é estudar seis dias e descansar um.

William Douglas é juiz federal, professor universitário, palestrante e autor de mais de 40 obras