Dicas de Concursos: não espere pela motivação para começar

Sempre digo que o mais difícil não é estudar. Essa é a parte fácil. O verdadeiro desafio está em um plano muito mais abstrato. Está em desenvolver e - principalmente - manter a força interior. Chamem como preferir: animação, motivação, coragem. Você nunca está cheio desse sentimento antes de começar. 

A verdadeira e mais perene motivação é construída. Ela leva tempo para crescer e se consolidar. Isso porque ela é baseada em fatos.

Darei um exemplo bem cotidiano: você começa uma dieta e um programa de exercícios para se tornar uma pessoa mais saudável. Daí alguém te convida para um aniversário? de criança! Você chega lá e encontra toda uma profusão de docinhos e delícias. Vamos ver como seu cérebro interpreta suas atitudes diante desse "impasse":

Se você cede à tentação:

Na festa: "Dieta jogada no lixo. Bora enfiar o pé na jaca. Já estraguei tudo mesmo!". Já em casa: "Sou fraco (a). Não consigo me conter. Sou indisciplinado (a). Não tenho jeito mesmo. Nunca alcançarei meus objetivos".

Ocorre - portanto - um reforço negativo da percepção que você tem de si mesmo. Sua motivação é minada.

Se você resiste à tentação:

Na festa: "Nossa! Que difícil! Será que aguento até o fim?". Já em casa: "Ainda bem que não furei a dieta. Nossa! Sou mais forte do que imaginava! Se eu consegui ignorar aquele tanto de brigadeiro, eu ignoro qualquer coisa. Sabe que eu acho que dessa vez a dieta vai dar certo? Sou super disciplinado (a). Logo começarei a ver os resultados!"

Ocorre - portanto - um reforço positivo da maneira como você se avalia. Sua motivação é reforçada.

Quanto maior o obstáculo transposto, maior a motivação que nasce a partir daquele momento de superação. Isso porque damos mais valor ao que nos custa, ao que demanda muito de nós.

O que vai tornar sua motivação e convicção no sucesso inabaláveis é a superação dos verdadeiros dias de luta: aquele sábado de sol maravilhoso que você não curtiu praia com seus amigos, uma quinta qualquer em que você estava convencido (a) de que passar em um concurso era um sonho distante demais para você, aquele dia em que a grana estava mais do que curta e tudo parecia tão impossível e imutável ou hoje. 

Desmotivação não te impede de caminhar, só torna o trajeto mais sofrido. Se está hoje cabisbaixo, desacreditado, achando que seu plano de sucesso é só um delírio, caminhe assim mesmo! A verdadeira motivação brota justamente de dias como hoje.

Gabriela Knoblauch é auditora de controle externo do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo