Concursos + Simulado

CRIMINOLOGIA

1) Quando há necessidade de substituir a atitude sexual convencional por qualquer outro tipo de expressão sexual, sendo este substitutivo a preferida ou única maneira de a pessoa conseguir excitar-se e alcançar prazer, temos caracterizado a parafilia.

Temos como um dos tipos dessas perversões sexuais, por exemplo, o impulso obsessivo à excitação dos órgãos genitais. A prática orgásmica autoerótica. A masturbação é considerada anômala quando, pela duração e exclusividade, bloqueia a prática da conjunção carnal normal.

O exemplo narrado acima se refere da compulsão sexual denominada:

A) Onanismo.

B) Frigidez.

C) Satiríase.

D) Ninfomania.

E) Erotismo.

2) Assinale a alternativa que apresenta melhor o significado de bullying.

A) Acontece no setor trabalhista, trata-se dos atos e comportamentos provindos do patrão, gerente, superior hierárquico ou dos colegas que traduzem uma atitude de contínua e ostensiva perseguição que possa acarretar danos relevantes às condições físicas, psíquicas e morais da vítima. Há conflito o local de trabalho entre colegas ou entre superior e subordinado. A pessoa importunada é posta em condição de debilidade e incapacidade, sendo agredida direta ou indiretamente por uma ou mais pessoas, de forma sistemática e contínua, geralmente por um período de tempo relativamente longo. O objetivo é a exclusão do mundo do trabalho, consistindo num processo que é visto pela vítima como discriminatório ("robotização").

B) É uma modalidade de assédio moral mais grave, notadamente porque se reveste de ilicitude penal. Geralmente, ocasiona invasão de privacidade da vítima; reiteração de atos; danos emocionais; danos à sua reputação; mudança de seu modo de vida e restrição a seu direito de ir e vir. Como, por exemplo, ligações no celular, entrega de ramalhetes de flores, mensagens amorosas, e-mails indesejáveis, espera na saída do trabalho etc.

C) É uma forma genérica de violência psicológica, que se manifesta em diversas modalidades: CRONOFAGIA MALIGNA; CANIBALISMO AFETIVO; FRAGILIDADE AFETIVA; CHANTAGEM AFETIVA; AMEAÇA DE ABANDONO; A CONFUSÃO AFETIVA; A UTOPIA AFETIVA.

D) Trata-se do desejo consciente e intencional de maltratar uma pessoa ou

Deixá-la sob tensão, manifestando-se, sobretudo, no ambiente escolar.

E) É a necessidade constante e exagerada de expressar e receber palavras, gestos e contatos carinhosos ou amorosos em face da vítima, onde quer que ela esteja. É uma variante da cronofagia. Seria uma espécie mais elaborada dessa forma de assédio. Trata-se de uma espécie perigosa de assediador, que não raro perde o controle psicológico quando rechaçado em seus impulsos. Essa modalidade de assédio afetivo acaba por constranger em altos níveis a vítima, que, da mesma forma que na cronofagia, tem grande potencial para desenvolver doenças psíquicas (depressão, síndrome do pânico, insônia etc.).

Gabarito

1-A

2-D