Concursos + Simulado

ADMINISTRAÇÃO - Classifique as proposições abaixo como CERTO ou ERRADO:

1) O patrimonialismo se caracteriza por ser um modelo absolutista, onde a impessoalidade e a distinção entre bens públicos e privados marcavam as ações públicas e o modelo burocrático-weberiano teve seu auge nos anos 60 do século passado, com sua consolidação através do Decreto-Lei 200/67.

2) Os anos 50 do século passado representaram uma crise do modelo weberiano, implementado na administração pública nos anos de 1930 devido ao monopólio de oferta de serviços, excessiva concentração administrativa e o Estado se colocar acima do cidadão.

3) A governabilidade representa a condição de exercer o poder, e tem duas bases, que são a legalidade e a base de sustentação social.

4) Segundo a teoria clássica da administração, Fayol define que as cinco áreas essenciais de uma organização são as áreas financeira, técnica, comercial, contábil e de segurança, sendo a área financeira a que controla todas as outras e para Taylor, a divisão vertical do trabalho demanda tarefas especificas para funcionários do mesmo nível hierárquico, com alguns tendo tarefas teórico-cientificas e outros tendo tarefas meramente operacionais.

5) O modelo burocrático foi adotado na primeira era Vargas, na década de 1930, e extinto apenas no final dos anos 1980, com a promulgação da atual Constituição Federal e o Decreto Lei 200/67, visando superar a burocratização e ineficiência em que o Estado brasileiro se encontrava na época, introduziu o modelo gerencial na administração pública.

6) O Decreto-Lei 579/38, ao criar a DASP (Departamento Administrativo do Serviço Público), representou a mais importante ação para a introdução do modelo burocrático com a flexibilização de compras e contratações.

7) A Nova Administração Pública, caracterizada pelo modelo gerencial, foi introduzida nos anos 1990, durante a última reforma administrativa do Estado brasileiro, e liderada por Bresser Pereira e tem entre suas características a adoção de ferramentas da iniciativa privada e a definição do núcleo estratégico da administração pública.

Gabarito

1 - E
2 - C
3 - C
4 - E
5 - E
6 - E
7 - C