Como recuperar a motivação no trabalho

Ninguém está livre de se sentir desanimado com o trabalho que realiza. Confira sete dicas que podem ajudá-lo

Não é difícil encontrar funcionários que, por qualquer motivo que seja, acabam desanimando do trabalho que realizam na empresa. Muitas vezes alguma situação inesperada faz com que você se sinta inseguro, os objetivos e metas propostos deixam de ser claros e tudo que tem vontade é largar tudo e voltar para casa.

Perder a motivação no trabalho é um problema que pode acontecer com qualquer pessoa, o que você precisa é saber como recuperá-la de maneira que seu rendimento volte a ser o melhor possível. Confira 7 dicas que podem ajudá-lo a recuperar o ânimo no trabalho.

Aceite o problema

É muito mais fácil dizer do que fazer isso, mas você precisa encarar a realidade. Procure o fator que vem deixando você desanimado e pense em como você poderá resolvê-lo. Uma boa maneira de aceitar o problema é se manter grato pelo que você já tem e ver situações positivas mesmo nas menores coisas, como um elogio de um colega a um trabalho realizado.

Faça o que gosta

Tente encontrar tempo para fazer algo que você gosta todos os dias. Mesmo que sejam apenas 5 minutos, dedique-os a cuidar de si mesmo, com o que quer que seja que te faça bem. Para que sua vida não se torne repetitiva - o que pode te desanimar ainda mais - faça uma lista com todas as coisas que te agradam e escolha aleatoriamente o que você vai fazer naquele dia.

Procure apoio

Pessoas que se relacionam socialmente, em geral, são mais felizes. Isso significa que você não deve se isolar e guardar o problema para si. Uma boa opção nesse caso é pedir a ajuda do seu chefe. Pode parecer loucura, mas conversar com ele sobre o que está te fazendo mal pode ajudar você a encontrar uma solução. Se você não se sente a vontade em conversar com ele, fale com seus amigos próximos ou familiares. E mantenha-se cercado de pessoas que te fazem bem.

Descanse e reflita

Esqueça a ideia de ir para todos os lados, fazer tudo o que você quer ou precisa em um curto período de tempo. Muitas vezes a desmotivação no trabalho vem do simples cansaço físico e mental. Reserve os seus tempos livres para parar e pensar no que você tem feito e em como isso vai ajudá-lo a alcançar seu objetivo. Reveja todas as suas metas, anote objetivos novos e como você poderá fazer para alcançá-los.

Reveja projetos atuais

Pense em todos os projetos que você vem comandando no trabalho. Você estava animado para assumir todos eles? Eles estão se encaminhando de acordo com os seus propósitos? Lembre-se que suas ações e objetivos só são úteis se te deixam mais perto de onde você pretende chegar.

Passo seguinte

Muitas vezes, ao assumirmos um projeto grande, acabamos desanimando quando percebemos que já fizemos muitas coisas e que ainda faltam muitas outras para serem feitas. Portanto, não se preocupe tanto com a visão do todo e foque-se no próximo passo. Embora você não possa esquecer completamente qual é o objetivo final daquele projeto, concentrar-se em um passo de cada vez fará com que você se sinta mais tranquilo ao avançar.

Inspire-se

Lembre-se, a todo momento, porque é tão importante para você finalizar aqueles projetos. Guarde fotos, recortes de jornal e qualquer outra coisa que tenha relação com o seu projeto. Uma vez que você saiba exatamente porque a conclusão dele é tão importante, qualquer problema se torna um simples obstáculo.