Como alcançar uma carreira feliz

Um profissional realizado rende mais do que um insatisfeito. Confira dicas da Universia

Embora o trabalho seja uma necessidade fazê-lo sem vontade torna as coisas ainda piores. Para desempenhar um bom trabalho é fundamental se sentir feliz e realizado com a sua carreira.

Mas alcançar esse sentimento é mais complicado do que parece, pois exige maturidade e empenho por parte do profissional. Confira cinco dicas:

1. Construa relacionamentos

Cultive bons relacionamentos com os seus superiores e colegas de trabalho, isso vai fazer com que você se sinta mais motivado e satisfeito. Outra boa dica é encontrar um mentor que possa ajudá-lo a impulsionar sua rede de contatos e o seu trabalho.

2. Encontre um propósito

É comum encontrar profissionais que se preocupam tanto com as tarefas diárias que acabam esquecendo o principal motivo para estarem desempenhando aquela função. Não deixe que isso aconteça. Encontre um propósito para que você esteja fazendo o que faz. Existe um objetivo maior que leva você a trabalhar naquilo, pense nele.

3. Agradeça

A gratidão tem participação fundamental para a geração da felicidade. Portanto, uma boa maneira de se sentir feliz na carreira é ser grato por todas as suas conquistas, mesmo as menores.

4. Desafie a si mesmo

O tédio é a criptonita da felicidade. Se você acreditar que está desempenhando papéis simples demais vai se sentir descontente. Por isso, o ideal é que você desafie a si mesmo para aumentar sua felicidade. Pergunte aos seus superiores que outras tarefas você pode desempenhar além das suas próprias, apenas para se sentir incentivado.

5. Desconecte-se quando sair

Cerca de um terço da sua vida é gasto no trabalho. Isso significa que você não precisa se preocupar mais do que o necessário com isso. Reserve os outros dois terços para cuidar da sua vida pessoal, amigos, família, diversão e seus interesses próprios. Quando sair do trabalho, desconecte-se. Deixe para trás tudo o que fez durante o dia. Você só deve retomar aquilo no dia seguinte.