Atividade regulamentada

Profissão de podólogo, com vasto campo de atuação, está em vias de ser reconhecida oficialmente no País.

Há muito tempo que os serviços prestados pelos profissionais de podologia trazem benefícios para a sociedade. Agora, a atividade está em vias de ser oficialmente reconhecida no Brasil como classe profissional. Entenda as vantagens dessa regulamentação e as possibilidades de atuação nesse campo de trabalho.

Saúde e bem-estar
No último mês de dezembro, a regulamentação da profissão de podólogo avançou no Congresso Nacional e no Senado. Pelo texto aprovado pelo Senado, a profissão será exercida por diplomados em curso superior ou técnico de podologia. Também podem atuar como técnicos os profissionais habilitados de acordo com a atual legislação e que já trabalham na área há mais de cinco anos, como pedicuros e calistas. A matéria (Projeto de Lei Complementar – PLC 151/2015,
que regulamenta a atividade de podólogo) ainda precisa de uma votação complementar no próprio Senado e análise final pela Câmara dos Deputados.
No entanto, os profissionais que atuam no setor já podem considerar sua atividade regulamentada, com todas as prerrogativas legais. A proposta define algumas atribuições para o podólogo, entre as quais a de tratar as doenças superficiais dos pés; efetuar curativos e atender emergências; orientar pacientes sobre medidas preventivas; promover proteções e correções podológicas, além de preparar moldes e modelos para órteses e próteses. 

Formação
Os técnicos em podologia formados por escolas autorizadas até a publicação da lei poderão exercer as mesmas atividades do podólogo. E nas localidades onde  inexistir alguém que cumpra na integralidade as exigências da regulamentação, o técnico em podologia poderá, durante um período de 10 anos, assumir as  atividades de competência do podólogo.
Para exercer a podologia em hospitais, clínicas, postos de saúde, ambulatórios, asilos ou para exercícios de cargo, função ou emprego de assessoramento, chefia ou direção será exigida a carteira profissional.

Áreas de atuação
A podologia é o ramo da biomedicina que cuida da saúde dos pés e tem um vasto campo de atuação. O profissional da área pode trabalhar em spas, clínicas, hospitais, clubes, hotéis, academias de ginástica, institutos de beleza ou como autônomo.
O profissional em podologia está habilitado para procedimentos podológicos, a partir de avaliação e exame físico dos pés, selecionando técnicas adequadas aos diferentes tipos de afecções que os afetam, como lesões superficiais, verrugas e unhas encravadas, permitindo a recuperação e a reabilitação do paciente.
Existem seis segmentos principais para quem atua em podologia: a podologia preventiva (prevenção de problemas como micoses, bolhas, mal cheiro etc.), a podologia geriátrica (estudo, cuidado e tratamento do pé do idoso), a podologia infantil (tratamento do pé de bebês e crianças de 0 a 12 anos para garantir seu crescimento correto), a podologia desportiva (trabalha com atletas profissionais e amadores), a podologia laboral (alivia e previne dores e podopatias resultantes  de longas horas de expediente) e o pé de risco (estudo, prevenção e tratamento de pé diabético, vascular, reumático e neurológico).