Volvo lança no Brasil o XC40 T4

Versão de entrada da linha é oferecida por R$ 169.950

Depois de lançar no Brasil o XC40 nas versões Momentum e R-Design, a Volvo apresenta a configuração de entrada T4 por R$ 169.950, completando a linha 2019 de seu mais novo utilitário esportivo. 
 
O XC40 é o primeiro modelo a utilizar a nova plataforma modular da Volvo Cars (CMA, Compact Modular Arquitecture). Ela será a base dos futuros veículos da série 40, incluindo carros totalmente eletrificados. Co-desenvolvida com a Geely, controladora da marca sueca, a CMA proporciona à fabricante a economia de escala necessária para esse segmento.
 
Design 
 
O exterior combina um capô longo e largos para-lamas. Na versão T4, o Volvo FULL LED System incorpora aos faróis do veículo as funções de nivelamento automático de acordo com a carga do carro.
 
Tem ainda o Active High Beam (AHB), com sistema automático que adapta a luz alta para evitar o ofuscamento em outros veículos e o Daytime Running Lights (DRL) com acendimento automático, no qual a luz diurna em formato "T" (Martelo de Thor) contribui para a visualização do veículo, mesmo em dias muito claros.
 
O interior oferece espaço de armazenamento mais funcional nas portas e sob o assento do motorista, além de uma lixeira removível no túnel do console central. Para obter mais espaço de armazenamento nas portas, os designers retiraram os autofalantes do local e desenvolveram um subwoofer ventilado a ar de alta qualidade montado no painel, criando espaço suficiente no compartimento para acomodar um laptop e um tablet, ou algumas garrafas de água.
 
Conectado
 
O Sensus Connect é acessível pela tela antirreflexo sensível ao toque de 9 polegadas de LCD no painel central, que reúne praticamente todos os comandos do veículo em um único lugar. Navegação, conectividade e entretenimento estão a pouquíssimos toques. As funções também podem ser acessadas por comando de voz. A integração do smartphone está disponível com os aplicativos Apple CarPlay e Android Auto.
 
O sistema Sensus integra também o Volvo On Call, um serviço de segurança, proteção e conveniência que oferece assistência 24h, auxílio de emergência e localização, em caso de roubo ou furto.
 
O XC40 apresenta, ainda, painel de instrumentos digital personalizável de 12,3".
 
Dirigibilidade 
 
O modelo dispõe da transmissão automática Geartronic de 8 velocidades acoplada ao motor T4 Drive-E, de 2 litros, 4 cilindros em linha, com turbocompressor, que gera potência de 190 hp a 4.700 rpm e torque de 300 N.m entre 1.300 e 4.000 rpm.
 
Em números, a nova versão do utilitário esportivo da Volvo Cars chega a 210 km/h e sai da imobilidade aos 100 km/h em 8,4 segundos.
 
Quanto à segurança, a versão T4 é equipada com o inovador City Safety, sistema que auxilia o condutor com frenagem automática para evitar e reduzir o risco de colisão contra veículos, pedestres e animais de grande porte, mesmo durante a noite.
 
Outro recurso é a Mitigação de Pista Oposta (Oncoming Lane Mitigation), que ajuda os motoristas a evitar colisões com veículos que se aproximem vindos da pista contrária. Esse recurso funciona ao avisar o motorista distraído que invade a faixa oposta, oferecendo suporte automático à direção e conduzindo o veículo de volta à sua própria pista, fora do caminho de qualquer outro automóvel que esteja vindo. O sistema é ativado entre 65 e 140 km/h.
 
O XC40 também disponibiliza sistema de alerta de mudança de faixa, sistema de proteção em saída de estrada, sistemas de proteção contra impactos laterais e lesões na coluna cervical.
 
O modelo acrescenta ainda à lista sensor de estacionamento traseiro, assistente de partida em aclive e declive, assistente de descidas íngremes, controle de cruzeiro e, como opcional, direção semiautônoma de até 130 km/h, por R$ 5 mil. 
 
A visão da marca é de que ninguém perca a vida ou sofra lesões graves num veículo novo da Volvo até 2020. Por isso, em sua estrutura, o XC40 é projetado para proteger ao máximo os passageiros de todas as colisões e acidentes, incluindo batida lateral e capotamento, além de dissipar por completo a energia nas zonas de impacto dianteira e traseira. Para adicionar força e reduzir peso e consumo de combustível, foi utilizado uma grande quantidade de aço de ultra alta resisitência, um dos aços mais fortes disponíveis no mercado.
 
Versões/Preços:
 
XC40 T4 – R$ 169.950 (a partir de julho)
XC40 T5 Momentum – R$ 194.950
XC40 T5 R-Design – R$ 214.950