Toda a rigidez do T4-M

Legenda: O T4-M tem autonomia superior a 650 Km em estradas pavimentadas, sem necessidade de tanque reserva. Tem largura de 2.080 mm, altura de 2000 mm, distância entre-eixos de 2.405 mm e pesa 2.190 kg. Tem freios a disco nas quatro rodas, dianteiros e vent
Foto: Divulgação
O T4-M é o mais novo jipão da Troller Veículos Especiais S.A, mostrado ao público recentemente, na capital paulista. O veículo, enquadrado na categoria militar, vem com motor MWM 2.8 turbodiesel, potência líquida de 114 cavalos, e tração 4x4.

Enquadrado na categoria classificada pelas Forças Armadas como um VTNE (Veículo de Transporte Não Especializado), é, principalmente, adequado para conduzir tropas em regiões de difícil acesso. Pode também ser utilizado como veículo de reconhecimento e, em determinadas circunstâncias, como veículo de combate.

Por ter um perfil bastante baixo quando retirada a capota e rebatido o pára-brisa, pode ser transportado em porões de navio ou por helicópteros. Por ter capacidade de travessia de água - de até 80 cm de profundidade, ou um metro, se equipado com snorkel - está apto a desembarcar em locais que impliquem submersão do veículo.

O investimento da Troller nesse jipe militar faz parte da estratégia da empresa de produzir veículos especiais, expressa em sua própria razão social. Nesse caso, para atender às necessidades do Exército Brasileiro e, a partir disso, atender ao mercado mundial.

Mas o jipão da Troller também vai rodar nas ruas - tanto que será vendido para pessoas físicas. Com esta utilidade, só estará disponível sob encomenda e deverá custar o mesmo preço do modelo T4 Diesel 2003 de linha, que é R$ 62.960,00.

Esse preço é do modelo completo e com capota rígida. A única diferença em relação ao modelo militar é que ele tem um tanque extra para 20 litros de combustível.

“O Exército Brasileiro, especificamente, detém uma frota de veículos que precisa ser renovada, e o jipe T4-M é o primeiro veículo que a Troller produz para responder a essa necessidade. Depois dele, deveremos estar trabalhando em uma picape militar, e em um veículo 4X4 blindado para uso em combate”, afirma Clécio Eloy, diretor de negócios da montadora brasileira.

PROJETO- A indústria trabalhou um ano e meio na elaboração desse projeto, que utiliza a mesma plataforma do Troller T4 Diesel. O Troller T4-M foi desenvolvido a partir das condições estabelecidas pelos Requisitos Operacionais 88/92 VTNE 1/2 T, 4X4 CAT A e 01/95 VTNE 1/2 T, 4X4, e VOP 2 do Exército Brasileiro.

Para chegar ao jipe militar que o Exército Brasileiro irá testar, a Troller fez cinco protótipos e está com sua linha de montagem preparada para produção imediata.

Para homologação do veículo serão realizados testes conduzidos pelo Exército Brasileiro no período de maio a junho próximos. O jipe militar rodará cerca de 30 mil quilômetros, em todo tipo de terreno. O certificado de adequação às normas por parte do Exército Brasileiro servirá também para as demais Forças Armadas.

Além de exportar e vender o jipe militar às Forças Armadas Brasileiras, a Troller visa também atender às Secretarias de Segurança Pública de todos os Estados, assim como instituições que atuam em terrenos difíceis, como o IBAMA e Polícia Florestal, por exemplo, e ainda à Polícia Federal, para o uso em patrulhamento de fronteiras.

Atualmente, as Polícias Militares do Ceará e de Minas Gerais já contam com diversos veículos Troller T4 Diesel 2003 em suas frotas, além de várias superintendências da Polícia Federal.

“A nossa intenção é vender 500 unidades desse veículo no primeiro ano, e 800 unidades no segundo e terceiro anos. Metade da nossa produção deve ser exportada. Já temos negociações com alguns países da África e da América do Sul nesse sentido. Para o Exército Brasileiro, nosso plano é vender mil unidades nos próximos três anos”, diz o diretor de negócios da Troller.

Sobre o mercado externo, ele não tece maiores detalhes. ´Apenas entendemos que esse é um produto usado por todas as Forças Armadas no mundo inteiro, e que, por questões óbvias, todos os países estão voltando a se preocupar com o aparelhamento das suas forças de segurança”, comenta o executivo.

Ele estima que o Troller T4-M venha a ser responsável por um terço das vendas da montadora a partir de 2004. “Não tenho como precisar quanto representará em 2003, pois o ano já está em curso e as negociações com as Forças Armadas são normalmente demoradas”, justifica Eloy.

PREVISÕES E LANÇAMENTOS - Paralelamente aos planos com o Troller T4-M e a família de veículos militares que será desenvolvida a partir dele, a Troller estará lançando sua picape no final de 2003. No primeiro semestre de 2004, colocará no mercado a versão quatro portas do Troller T4 Diesel. No segundo semestre de 2004, lançará as versões blindadas do T4 Diesel e do T4-M. Hoje, com 20 revendedores em todo o Brasil, a montadora deve encerrar 2003 com 30.

Rally, laboratório e vitrine

A montadora também está se preparando para iniciar a Copa Troller, um rally de regularidade que já conta com cerca de 100 inscrições - em alimentos não perecíveis para doação às comunidades locais - e será disputado por seus clientes, a partir de maio, no Campeonato Nordeste, com cinco provas entre Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Bahia, e no Campeonato Sudeste, com seis provas nos Estados de São Paulo e Minas Gerais.