Táxi aquático elétrico é testado em Genébra

O veículo representa um marco no desenvolvimento de novas formas de transporte sustentáveis

Um táxi aquático de design futurista e emissão zero, chamado SeaBubbles, foi demonstrado no Lago de Genebra, na Suíça. O veículo representa um marco no desenvolvimento de novas formas de transporte que não impactam o meio ambiente ou sobrecarregam a infraestrutura urbana. O táxi aquático será equipado em breve com o ABB Ability Marine Advisory System (OCTOPUS), uma solução de software que ajuda os operadores de embarcações a coletar e analisar todos os dados relevantes para otimizar a viagem aquática.
 
O desenvolvimento da embarcação de demonstração foi apoiado pelas autoridades de Genebra e pelo Departamento de Energia, Transporte e Agricultura, representado pelos conselheiros Luc Barthassat e Pierre Maudet, com base na tecnologia da ABB. Haverá mais ensaios nos próximos meses.
 
O modelo será implantado por meio de um projeto-piloto a partir do início de maio. O sistema OCTOPUS permitirá que a ABB forneça dados em tempo real para o centro de controle do SeaBubbles, cobrindo praticamente todos os aspectos das condições de operação das embarcações.