SUVs: mais surpresas em 2018

Sonho de consumo de toda a família brasileira, os SUVs têm mais lançamentos programados neste ano

Franceses, alemães e chineses apontam suas armas para o disputado mercado brasileiro de SUVs. Hoje o carro da moda, tendência e sonho de consumo de toda a família brasileira, os Utilitários Esportivos também são os favoritos das montadoras e concessionárias pela excelente margem de lucro que oferecem. Selecionamos aqui o que deve vir de lançamentos nesse segmento ainda neste ano no Brasil.

Citroën

A marca francesa já está finalizando todos os detalhes do F3, como é conhecido o C4 Cactus internamente. O carro brasileiro terá estilo externo parecido com o europeu, apenas as janelas traseiras serão convencionais - do tipo que deslizam. Mas o interior envolveu um redesenho bem maior, indicam fontes ligadas ao projeto. O motor 1.6 THP flex virá associado ao câmbio automático de seis marchas. O lançamento é esperado até o final deste semestre. Já vimos nos salões de Paris e de São Paulo e ele realmente impressiona e é futurista no design.

Renault

O Koleos já circula por aqui como carro corporativo faz tempo e teve estreia atrasada algumas vezes. O projeto continua de pé, porém, sem uma data de estreia definida. Caso chegue mesmo em 2018, o crossover virá na versão Intense 2.5 aspirado de 170 cv e 23,5 kgfm, associado ao câmbio automático CVT. Segundo indica uma fonte ligada ao fabricante, a versão a ser trazida deve ser um pouco menos equipada do que a testada na França, afinal, o objetivo é dar competitividade em meio a rivais muito bem posicionados em preço, caso do Chevrolet Equinox e do Peugeot 3008.

Toyota

Muito se especula e como no Salão de São Paulo a marca japonesa trouxe o C-HR ele deve vim ser lançado no Brasil. Não se sabe se até o final deste ano ou não. Eu aposto que em outubro.

Chery

Anunciada há pouco tempo, a CAOA-Chery terá uma série de novidades para 2018. A mais barata deve ser o Tiggo 2, aventureiro urbano criado sobre o Chery Celer, que sairá de linha. O motor é o 1.5 16V e o câmbio é manual de cinco marchas. Mas o automático deve vir até julho.

Volkswagen

Agendado oficialmente para o segundo semestre de 2018, o T-Cross foi flagrado em testes no Brasil. E já ganhou as ruas nos testes finais da motorização 1.0 TSI de 128 cv e câmbio automático de seis marchas. A previsão de preço inicial fica abaixo dos R$ 90 mil, o que deixará ainda um bom espaço em relação ao Tarek, crossover médio que será fabricado na Argentina. Vai mexer com o mercado.

O que vem por aí

Citroën: Cactus
Renault: Koleos
Chery: Tiggo automático
Kia: Stonic
Volkswagen: T-Cross
Toyota: C-HR
Jeep: Wrangler, Cherokee
Lamborghini: Urus
Bmw: X3
Fonte: mercado

a
No alto, as versões do Renault Koleos, projeto adiado para o Brasil, mas que deve vir no segundo semestre; logo acima à esquerda, o Cactus da francesa Citroën; à direita, o chinês Tiggo, que vai lançar também com câmbio automático