Rebaixados e estilosos seguem fazendo sucesso
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Redação
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Legenda:
Rebaixar o carro é a primeira coisa que um apaixonado por automóveis tunados faz. Para eles, os carros ficam com a aparência mais esportiva
Foto:
FOTO: LC MOREIRA
A procura cresce a cada dia e a mania está contaminando também os adultos que a cada dia procuram os serviços
O brasileiro é apaixonado por carros. Todavia, muitas pessoas não querem apenas ter um automóvel, comum e igual a tantos por aí. Essas pessoas buscam ser diferentes e uma das maneiras mais simples de se destacar perante outros motoristas é ter um rebaixado.
Essa moda de mudar o carro para deixá-lo tunado ou rebaixado teve início na década de 60 na Europa. E a partir de então virou febre em no mundo e no Brasil.
O universitário e empresário Pedro Virgínio, 25, conta que teve seu primeiro carro aos 18 anos e quando ganhou um Fiat Uno, nem pensou duas vezes e logo o rebaixou. Em outra ocasião, já com uma Saveiro rebaixada foi notificado por andar com o veículo rebaixado e teve que regularizar o mesmo no Detran-Ce em um prazo de 10 dias. "Recebi a informação de que no documento, deveria constar a informação de que o meu carro era rebaixado", disse. Já o estudante João Paulo Falcão, 22, é outro admirador de carros rebaixados e fala que não vê nada de anormal ter um automóvel rebaixado. "Acredito que as pessoas até gostam de ver um carro rebaixado, mas acho que não possuem coragem suficiente para rebaixar. Mas na minha opinião vale a pena", diz o estudante, que tem um Fox Cinza 2008 que não troca por nenhum negócio.
João Paulo fala também que quase todos os sábados, pela manhã, na Avenida Engenheiro Santana Júnior, na loja FortRace, um grupo de pessoas que possuem carros rebaixados se reúne para expôr seus brinquedos e pôr em dia as principais novidades dos rebaixados.
"É um momento único, aproveitamos a oportunidade para mostrar os nossos carros e saber das novidades do mercado automotivo", comenta.
Mercado promissor
Segundo o empresário Johnattan de Oliveira, 28, que trabalha no ramo há quase dez anos e dono da JP Sport Suspension, o mercado de carros rebaixados tende a crescer nos próximos anos. "A cada dia aparecem donos de carros pedindo para rebaixá-los. Antigamente era só coisa de jovem, mas os adultos também estão interessados em deixá-los diferentes", conta o mecânico, que fala que na hora de rebaixar o seu automóvel é sempre bom procurar profissionais sérios. "É correto na hora de rebaixar fazer uma pesquisa de mercado. Saber das outras pessoas, onde fizeram, quanto gastaram, porque rebaixar um carro não é tão fácil", alerta o especialista, chamando atenção para o problema.
Legalidade
Uma dúvida que atormenta os proprietários de veículos rebaixados. Pode-se trafegar tranquilamente pelas vias sem correr o risco de ser multado?
Johnattan de Oliveira alerta que o interessado em rebaixar seu carro deve procurar primeiro o Detran-Ce para tirar todas as dúvidas para não correr o risco de levar uma multa de R$ 127,54. "Hoje é fácil regularizar. Precisa-se ter na documentação que o veículo possui alterações", explica.
A reportagem do Caderno Auto tentou ouvir a assessoria do Detran-Ce sobre a legalidade e confirmar o preço da infração, mas até o fechamento desta edição não obteve resposta sobre o assunto.
SAIBA MAIS
SUSPENSÃO
São três tipos de suspensão: independente, em que cada roda recebe as irregularidades do piso sem transferir à outra do mesmo eixo; o semi-independente, no qual parte dos movimentos é repassada; e o totalmente dependente, em que os movimentos de uma roda são percebidos na outra. Esse último é conhecido por eixo rígido.
Molas
Existem também alguns tipos de molas. Pode ser em espiral, geralmente usada na suspensão dianteira e também pode ser empregada traseira, no caso dos carros. Tem o sistema de feixe de molas, utilizados nos caminhões, e o de amortecimento a ar, comum nos ônibus.
Preço
Para se rebaixar um carro você terá que desembolsar no mínimo R$ 500,00. Dependendo do tipo de suspensão o valor pode alcançar R$3 mil. O tempo médio de instalação é de dois dias no máximo.
JP SPORT SUSPENSION
AVENIDA JOÃO ARAÚJO, Nº 1470,
BAIRRO: CONJUNTO JOSÉ WALTER
TELEFONE: (85) 8773.2407
FALAR COM JOHNATTAN DE OLIVEIRA
Gioras Xerez
Repórter
O brasileiro é apaixonado por carros. Todavia, muitas pessoas não querem apenas ter um automóvel, comum e igual a tantos por aí. Essas pessoas buscam ser diferentes e uma das maneiras mais simples de se destacar perante outros motoristas é ter um rebaixado.
Essa moda de mudar o carro para deixá-lo tunado ou rebaixado teve início na década de 60 na Europa. E a partir de então virou febre em no mundo e no Brasil.
O universitário e empresário Pedro Virgínio, 25, conta que teve seu primeiro carro aos 18 anos e quando ganhou um Fiat Uno, nem pensou duas vezes e logo o rebaixou. Em outra ocasião, já com uma Saveiro rebaixada foi notificado por andar com o veículo rebaixado e teve que regularizar o mesmo no Detran-Ce em um prazo de 10 dias. "Recebi a informação de que no documento, deveria constar a informação de que o meu carro era rebaixado", disse. Já o estudante João Paulo Falcão, 22, é outro admirador de carros rebaixados e fala que não vê nada de anormal ter um automóvel rebaixado. "Acredito que as pessoas até gostam de ver um carro rebaixado, mas acho que não possuem coragem suficiente para rebaixar. Mas na minha opinião vale a pena", diz o estudante, que tem um Fox Cinza 2008 que não troca por nenhum negócio.
João Paulo fala também que quase todos os sábados, pela manhã, na Avenida Engenheiro Santana Júnior, na loja FortRace, um grupo de pessoas que possuem carros rebaixados se reúne para expôr seus brinquedos e pôr em dia as principais novidades dos rebaixados.
"É um momento único, aproveitamos a oportunidade para mostrar os nossos carros e saber das novidades do mercado automotivo", comenta.
Mercado promissor
Segundo o empresário Johnattan de Oliveira, 28, que trabalha no ramo há quase dez anos e dono da JP Sport Suspension, o mercado de carros rebaixados tende a crescer nos próximos anos. "A cada dia aparecem donos de carros pedindo para rebaixá-los. Antigamente era só coisa de jovem, mas os adultos também estão interessados em deixá-los diferentes", conta o mecânico, que fala que na hora de rebaixar o seu automóvel é sempre bom procurar profissionais sérios. "É correto na hora de rebaixar fazer uma pesquisa de mercado. Saber das outras pessoas, onde fizeram, quanto gastaram, porque rebaixar um carro não é tão fácil", alerta o especialista, chamando atenção para o problema.
Legalidade
Uma dúvida que atormenta os proprietários de veículos rebaixados. Pode-se trafegar tranquilamente pelas vias sem correr o risco de ser multado?
Johnattan de Oliveira alerta que o interessado em rebaixar seu carro deve procurar primeiro o Detran-Ce para tirar todas as dúvidas para não correr o risco de levar uma multa de R$ 127,54. "Hoje é fácil regularizar. Precisa-se ter na documentação que o veículo possui alterações", explica.
A reportagem do Caderno Auto tentou ouvir a assessoria do Detran-Ce sobre a legalidade e confirmar o preço da infração, mas até o fechamento desta edição não obteve resposta sobre o assunto.
SAIBA MAIS
SUSPENSÃO
São três tipos de suspensão: independente, em que cada roda recebe as irregularidades do piso sem transferir à outra do mesmo eixo; o semi-independente, no qual parte dos movimentos é repassada; e o totalmente dependente, em que os movimentos de uma roda são percebidos na outra. Esse último é conhecido por eixo rígido.
Molas
Existem também alguns tipos de molas. Pode ser em espiral, geralmente usada na suspensão dianteira e também pode ser empregada traseira, no caso dos carros. Tem o sistema de feixe de molas, utilizados nos caminhões, e o de amortecimento a ar, comum nos ônibus.
Preço
Para se rebaixar um carro você terá que desembolsar no mínimo R$ 500,00. Dependendo do tipo de suspensão o valor pode alcançar R$3 mil. O tempo médio de instalação é de dois dias no máximo.
JP SPORT SUSPENSION
AVENIDA JOÃO ARAÚJO, Nº 1470,
BAIRRO: CONJUNTO JOSÉ WALTER
TELEFONE: (85) 8773.2407
FALAR COM JOHNATTAN DE OLIVEIRA
Gioras Xerez
Repórter