Pneus para SUVs fazem a diferença

Que os SUVs são os queridinhos do mercado, todos sabem; por isso, fique esperto no tipo de pneu

Legenda: SUV Tracker - Um dos mais desejados carros da Chevrolet, tem pneu que capricha na aderência
Foto: Foto: Arquivo

Diferente de outros modelos de carros, os pneus para utilitários esportivos, os famosos SUVs, se diferenciam pelo seu perfil mais robusto e alto.

Como são veículos utilizados em diversas condições, os pneus precisam estar adequados ao terreno, seja aqueles que trafegam apenas no asfalto, em estrada de terra ou em ambos os terrenos.

Segundo Fábio Facca, gerente de vendas nacional da Campneus, os pneus são desenvolvidos para suportar o uso em situações variadas, desde que o proprietário entenda as funcionalidades e também o tipo de pavimento para o qual o pneu foi desenvolvido. "Existem diferenças nos modelos de pneus de SUV. Engana-se quem acredita que, por serem carros com uma maior altura livre do solo, estão preparados para rodarem em diversos tipos de terreno. No mercado existem modelos SUVs desenvolvidos para cidades, para uso misto e somente para fora de estrada. E os cuidados devem ser específicos para cada veículo", afirma o executivo.

A escolha do pneu adequado para as condições de circulação é crucial; porque um produto voltado para lama não tem a mesma eficiência no asfalto, porque não possui a aderência necessária para circular nas vias urbanas, especialmente nos dias de chuva. "Já um pneu especial para asfalto utilizado em terrenos acidentados, além de correr o risco de estourar, vai consumir mais combustível, pois irá gerar um esforço maior para rodar", ressalta Facca.

On Road

Estes acompanham a vida urbana, sendo voltados para o asfalto. "O pneu on road é exclusivo para quem anda nas ruas e estradas das grandes cidades. Uma característica é o conforto para os passageiros, acima da média quando comparado aos outros tipos de pneus". Para quem tem uma dirigibilidade mais esportiva.

Misto

Pode ter três tipos de rodagem dentro e fora do asfalto: Pneu 50% on e 50% off, pneu 60% on 40% off e 60%off e 40% on. "Eles possuem sulcos ideais para tração e reforço para suportar atritos com pedras. Isso gera uma aderência melhor ao asfalto e também mais segurança ao rodar em estradas não pavimentadas, de trilhas leves. Se você roda durante a semana na cidade e aos finais de semana vai para um local afastado, com vias de terra, esse é o pneu ideal".

Off Road

Este tipo é feito para rodar em todos os tipos de terreno não pavimentados. Os sulcos de sua banda de rodagem são bem visíveis. "O desenho desse pneu é voltado para escoamento de lama e outros detritos comuns em trilhas mais pesadas. É desenvolvido para impactos, contato com pedras e que, se instalado em veículos que rodarão apenas na cidade, terá um desgaste prematuro".