Vai comprar um carro financiado? Veja as dicas

Consultamos especialistas para orientar o consumidor

O volume de automóveis seminovos e usados no Brasil fechou 2017 com um crescimento de 6,5% em comparação ao ano anterior. Os dados, divulgados pela federação de revendedores (Fenauto), deixam claro as oportunidades nesse nicho, e também o aumento na quantidade de veículos seminovos à venda por todo o país.
Para os brasileiros que pretendem aproveitar esse movimento do mercado nacional e investir no financiamento de um carro seminovo,selecionamos dicas para que você entenda todas as variáveis que influenciam na compra de um carro por meio de financiamento bancário.
Poder de renda determina na conquista do financiamento
O grande influenciador para a compra de um carro é o poder de renda do comprador do veículo. Ou seja, quanto mais garantias você tem sobre a sua renda mensal, maior a chance de conseguir o financiamento. Porém, carros mais populares, de até R$ 40 mil, são mais fáceis de conseguir um financiamento.
As marcas com maior facilidade de financiamento
O financiamento está mais ligado ao poder de renda da pessoa. Porém dentre os mais vendidos em financiamento temos as marcas Volkswagen, Fiat, Ford e Chevrolet. Isso acontece, porque são as marcas mais conhecidas e consolidadas no mercado.
As marcas mais difíceis de conseguir financiamento
Existem marcas como as coreanas as chinesas que têm maior dificuldade de acesso ao financiamento. Os bancos geralmente não aceitam financiamento de carros de marcas como Jac, Effa, Haffei, Topic, Lifan, Chery, Geely. Isso acontece pois muitas vezes os carros são compostos por peças muito caras e difíceis de conseguir no Brasil. Com isso, sem seguro, as chances de um banco aceitar um financiamento diminuem. E uma vez que o automóvel esteja sem seguro, se o carro for roubado, a chance do contribuinte continuar pagando diminuem, o que pode trazer prejuízos para todos dessa cadeia.
O que o brasileiro precisa para conseguir o financiamento
É importante que o consumidor tenha seus informes de rendimento em dia, além de mostrar e comprovar que o valor do seu rendimento é pelo menos 2 vezes maior que a parcela a ser financiada. Cultivar um bom relacionamento com o banco, ter uma quantia de 20% do valor de entrada, também são pontos importantes para ajudar a conquistar o tão sonhado financiamento.