Nissan apresenta robô capaz de desenhar campos de futebol

Inspirado no ProPILOT, ele utiliza tecnologia de condução autônoma para criar campos de futebol em áreas livres

A Nissan revelou um robô autônomo que pode desenhar campos de futebol em áreas livres, durante a Final da UEFA Champions League 2018, em Kiev.
 
Batizado de Pitch-R, o robô é inspirado no ProPILOT, sistema avançado de assistência ao motorista da Nissan. O ProPILOT está disponível no novo LEAF, veículo 100% elétrico da marca, e no Qashqai, crossover campeão de vendas da marca na Europa. O sistema é um dos principais componentes da Mobilidade Inteligente da Nissan, a visão da empresa para mudar a forma como os carros são conduzidos, propulsionados e integrados à sociedade.
 
O robô Pitch-R apresenta um sistema formado por quatro câmeras, rastreamento de localização via GPS e sistemas para evitar a colisão. Ele pode desenhar linhas brancas sobre grama, asfalto ou cascalho, utilizando tinta solúvel ecológica.
 
O Pitch-R é movido a bateria recarregável. Quando ativado, o robô se move de forma autônoma para analisar o entorno em tempo real e escanear rapidamente a área e encontrar um local adequado. As superfícies irregulares não são um problema para o Pitch-R, pois ele é capaz de navegar em torno de obstáculos.
 
O Pitch-R pode criar campos para partidas entre times de cinco, sete ou onze jogadores. Todo o processo não leva mais de 20 minutos.
 
O resultado é um campo de futebol perfeito de nível profissional, digno de uma inspeção da UEFA caso fosse sediar uma partida entre o Liverpool F.C e o Real Madrid C.F. Ele também é ideal para amadores que querem exibir suas habilidades no fim de semana ou depois do trabalho. A Nissan criou o Pitch-R para empolgar e envolver os fãs do futebol de rua. O robô é o primeiro de uma série de protótipos avançados desenvolvidos com as tecnologias da Mobilidade Inteligente da Nissan. A empresa tem planos de mostrar futuras tecnologias na próxima temporada da UEFA Champions League.