Conheça a Família X completa da BMW

Dentro da linha de Veículos de Atividade Esportiva (SAV) da marca, gama ganhará duas grandes novidades este ano: X2 e nova geração da X3

Com a chegada do X2 para o segundo trimestre deste ano e da nova geração do X3 em março, a BMW projeta crescimentos para a  Família X no mercado nacional, que atende pela categoria Veículos de Atividade Esportiva (Sport Activity Vehicles, em inglês) da BMW e é responsável, atualmente, por aproximadamente 55% das vendas totais de veículos da marca no Brasil. Os dois fazem parte da onda de lançamento de 20 novos produtos localmente a partir deste ano. Conheça abaixo todo os integrantes da gama.
 
BMW X1
 
BMW X1
 
Produzido na fábrica do BMW Group em Araquari (SC) desde novembro de 2014, o X1 está em sua segunda geração e é disponibilizado nas versões sDrive20i GP, sDrive20i X Line e xDrive25i Sport. Todas são equipadas com motor 2.0 Flex de quatro cilindros em linha. Nas versões com motor 20i com potência de 192 cv e torque máximo atinge 280 Nm. Neste caso, ambos estão conectados a um câmbio automático esportivo Steptronic, de oito marchas. A opção top de linha xDrive25i vem com o mesmo conjunto mecânico, mas entrega 231 cv e 350 Nm de toque e está acoplado à tração integral inteligente. Entre os principais equipamentos destacam-se faróis Full-LED, teto solar panorâmico e abertura e fechamento automático do porta-malas.
 
BMW X2
 
Apresentado em janeiro, durante o Salão do Automóvel de Detroit, nos Estados Unidos, o mais novo Sport Activity Coupé da Família X traz design inspirado principalmente no 2000 CS e o 3.0 CSL. Com as medidas: 4,360 metros de comprimento, 1,824 m de largura e 1,543 m de altura, com 2,670 m de distância entre eixos, ele chega ao mercado brasileiro ainda no primeiro semestre de 2018, nas versões sDrive20i GP e sDrive20i M Sport X, ambas com motor 2.0 TwinPower Turbo, movido a gasolina, com 192 cv e 280 Nm de torque, entre 1.350 e 4.600 rpm. 
 
Ele vem com tração dianteira e o câmbio é o inédito DCG (Dual Clutch Gear), de dupla embreagem, com sete marchas que podem ser acionadas também por hastes atrás do volante. O condutor pode manter o acelerador pressionado enquanto o sistema de gerenciamento da transmissão ajusta os pontos de mudança de maneira precisa, em frações de segundo. 
 
No sDrive20i M Sport X, os seus principais equipamentos são faróis Full-LED, assistente de estacionamento (Parking Assistant), câmera de ré e sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, Head-up Display, novo Connected Drive, nova geração do sistema de Navegação Professional id6 com tela de 8,8 polegadas, sensível ao toque e preparação para Apple CarPlay.
 
BMW X3
 
bmw x3
 
Totalmente reformulada visualmente, a sua terceira geração virá recheada com tecnologias, entre eles os sistemas semiautônomos de assistência à condução e estacionamento aptos a proporcionar dirigibilidade inteligente nas mais diversas situações de deslocamento, como congestionamentos, trânsito lento ou viagens longas. 
 
O Driving Assistant Plus, por exemplo, informa, por meio de alertas visuais e sonoros, situações de tráfego cruzado, riscos de colisão traseira, mudanças involuntárias de faixa de rolamento, e controle e prevenção de aproximação frontal. O Parking Assistant Plus, por sua vez, permite estacionar automaticamente com a ajuda de câmeras e sensores, realizando manobras com a máxima precisão, além de contar com apoio da função Surround View que exibe imagens, em tempo real, do entorno do veículo. 
 
Ele traz ainda display multifuncional digital de 12,3 polegadas, Head-up display colorido (na versão M40i), Faróis Full-LED e Novo Connected Drive, equipado com a mais nova geração do sistema de Navegação Professional id6 com tela de 8,8 polegadas, sensível ao toque e preparação para Apple CarPlay.
 
O novo X3 vem com um motor de quatro cilindros em linha 2.0 capaz de entregar 252 cv de potência (entre 5.200 e 6.500 rpm) na versão xDrive30i X Line – 68 cv mais potente que a geração anterior – e 350 Nm de torque máximo (de 1.450 a 4.800 rpm), enquanto que a opção M40i traz um bloco M Performance TwinPower Turbo, de seis cilindros em linha, 2.998 cm³ e apto a entregar 360 cv de potência (entre 5.500 e 6.500 rpm) – 54 cv a mais que o antecessor – e 500 Nm de torque máximo (de 1.520 a 4.800 rpm).
 
Ambas as opções contam com câmbio automático esportivo de oito velocidades, com alavancas atrás do volante para trocas de marcha, e tração integral BMW xDrive. Na versão xDrive30i X Line, a aceleração de 0 (zero) e 100 km/h é feita em 6,3 segundos, e a velocidade máxima é de 240 km/h. O M40i, por sua vez, alcança a máxima de 250 km/h enquanto os 100 km/h são atingidos em meros 4,8 s, a partir da inércia.
 
BMW X4
 
BMW X4
 
O modelo é o primeiro SAC do segmento de crossovers médios premium, sendo produzido nacionalmente desde agosto de 2016 na versão xDrive28i X Line. Esta opção traz sob o capô um motor 2.0 de quatro cilindros, TwinPower Turbo, com 245 cv e 350 Nm, e vem acoplado a uma transmissão Steptronic, de oito marchas e a uma tração integral BMW xDrive. Nesta configuração, é capaz de acelerar de 0 (zero) a 100 km/h em 6,4 segundos. Entre os principais itens está o sistema de som Surround Harman Kardon, com amplificador digital de 600 W e 16 alto-falantes; o sistema de navegação Professional, com iDrive Touch Controller; o assistente de farol alto, e Comfort Access. 
 
BMW X5
 
BMW X5
 
O primogênito da família X – que está em sua terceira geração – é oferecido no País nas versões xDrive30d, equipada com motor a diesel, com cinco ou sete lugares; e xDrive35i Full, movida a gasolina. Em ambos os casos, os motores têm seis cilindros e tecnologia TwinPower Turbo. O bloco a diesel, de 2.993 cm³, entrega 258 cv e 560 Nm de torque, enquanto o outro, de 2.979 cm³, gera 306 cv e 400 Nm. Nos dois é equipado com câmbio automático Steptronic, de oito velocidades e paddle shifts atrás do volante para troca de marchas, além de tração integral inteligente BMW xDrive. 
 
O pacote de equipamentos do maior dos SAVs da família X entrega Comfort Access, ar-condicionado automático com controle de 4 zonas, sistema de entretenimento traseiro Professional, com telas independentes de 9,2” e leitor de DVD; sistema de navegação Professional, com iDrive Touch Controller; sistema de som Surround Harman Kardon, com amplificador digital de 600 W e 16 alto-falantes, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, pneus BMW Star Marking com tecnologia Run-Flat, câmera de ré, faróis anti-neblina em LED, assistente de farol alto, Surround View e Head-up Display.
 
BMW X6
 
BMW X6
 
Oferecido no País desde o início de 2015, ele traz um motor de seis cilindros em linha, 2.979 cm³, TwinPower Turbo, capaz de gerar 306 cv de potência (entre 5.800 e 6.400 rpm) e 400 Nm de torque (de 1.200 a 5.000 rpm). O conjunto mecânico agrega ainda uma transmissão automática esportiva, de oito marchas, com paddle shifts atrás do volante, e o sistema inteligente de tração integral xDrive; e está apto a fazer um veículo de mais de duas toneladas acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 6,4 s.
 
A lista de equipamentos tecnológicos do X6 inclui Connected Drive, com sistema de navegação Professional e iDrive Touch Controller, câmeras e sensores para auxiliar manobras de estacionamento, Surround View, Head-up Display, sistema de som Harman Kardon, com amplificador digital de 600 W e 16 alto-falantes, Comfort Access, com abertura e fechamento das portas e da tampa do bagageiro sem as mãos; e sistema de entretenimento para passageiros do banco traseiro Professional (opcional), com duas telas independentes de 9,2" e leitor de DVD.
 
BMW X5 M
 
Lançado recentemente no mercado brasileiro, vem equipado com um V8 de 4.395 cm³, dotado de tecnologia M TwinPower Turbo e capaz de entregar 575 cv de potência, a partir de 6.000 rpm, e 750 Nm de torque máximo, entre 2.200 e 5.000 rpm. O conjunto motriz agrega ainda o câmbio esportivo automático M Steptronic, de oito marchas, com Drivelogic, e alavancas para troca de marchas atrás do volante (paddle-shift); além do sistema de tração inteligente e integral BMW xDrive. Ele acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4,2 segundos e alcança a velocidade máxima de 250 km/h, limitada eletronicamente, mas que pode atingir 280 km/h, com o pacote M Driver.
 
Além de diversos equipamentos assinados pela divisão BMW M, como rodas de liga leve ‘M’ Double Spoke, de 21 polegadas; volante ‘M’ revestido com couro; BMW ‘M’ Head-up display colorido; e bancos dianteiros multifuncionais ‘M’, com aquecimento e ajuste lombar; o novo X5 M traz ainda faróis Full-LED adaptativos, teto solar elétrico panorâmico, sistema de TV digital, com entretenimento traseiro, ar-condicionado automático, com controle de quatro zonas, e sistema de áudio Bang & Olufsen, com 16 alto-falantes e 1.200 W de potência. 
 
O pacote de itens de segurança ativa e passiva também é outro destaque. Ele engloba seis airbags – duplos frontais, laterais dianteiros e tipo cortina dianteiros e traseiros –, controles de estabilidade e tração, freios a disco ventilados e com ABS, assistente de farol alto, sistema de reconhecimento de pedestres Night Vision e alerta de mudança involuntária de faixa Lane Change Warning.
 
bmw x5 M e X6 M
 
BMW X6 M
 
Fruto da experiência da divisão BMW M no desenvolvimento de modelos esportivos de alto desempenho, ele vem com motor a gasolina BMW M TwinPower Turbo, de oito cilindros em "V" e 4.395 cm³ entrega 575 cv, entre 6.000 e 6.500 rpm, e brutos 750 Nm de torque máximo, de 2.200 a 5.000 rpm, levando aos 100 km/h em meros 4,2 s e à velocidade máxima de 280 km/h. Toda a potência gerada pelo V8 é transmitida para o asfalto pelo sistema de tração integral inteligente xDrive e que está associado ao câmbio esportivo de oito marchas Steptronic, com Drivelogic. 
 
Ele conta com o Launch Control, ou controle de largada, que garante uma saída sem perda de aderência e desperdício de potência. Fora isso tem a abertura e fechamento automático das portas e do porta-malas; a presença de cortinas dos vidros laterais traseiros, dos bancos M dianteiros multifuncionais, do ar-condicionado automático, com controle de 4 zonas, e do sistema de entretenimento Professional com TV Digital. O condutor, por sua vez, tem ao alcance das mãos tecnologias como faróis Full-LED adaptativos, Head-up Display, Surround View, dispositivos de assistência à direção e estacionamento, além do BMW Night Vision com foco de luz dinâmico detecta pedestres no escuro, mesmo a longa distância, e os ilumina seletivamente.