Com Cargo 8x2, Ford amplia linha de caminhão

Modelo é disponibilizado com cabine simples ou leito, transmissão manual ou automatizada Torqshift e dois comprimentos de chassi

A Ford apresentou o Cargo 3031 8x2, primeiro modelo da marca com essa configuração. O novo caminhão traz características para otimizar o rendimento do transporte intermunicipal e rodoviário de médias e longas distâncias, combinando maior capacidade de carga com a potência e economia do motor de 306 cv.
 
O modelo tem segundo eixo direcional original de fábrica e oferece versatilidade em suas diferentes configurações. É disponível com cabine simples ou leito, transmissão manual ou automatizada Torqshift e dois comprimentos de chassi: longo, com 5.300 mm, e extralongo, com 6.300 mm, o maior da categoria, ampliando o espaço útil para carga. Pode ser equipado também com tanque de combustível simples (275 L) ou duplo (550 L).
 
Com o lançamento, a marca dá sequência à renovação da sua linha. Sua oferta hoje vai desde modelos semileves a extrapesados, com mais de 400 configurações de caminhões das linhas Cargo e Série F para diferentes aplicações.
 
Motorização
 
O novo Cargo 8x2 tem peso bruto total homologado de 29.000 kg e capacidade técnica de 30.150 kg. Pode ser equipado com diversos tipos de implemento, desde baú, carga seca, sider e guindaste até graneleiro e tanque, oferecendo alta produtividade e eficiência a grandes operadores logísticos, atacadistas, distribuidores e autônomos que buscam uma solução para otimizar o rendimento da frota.
 
Seu motor ISB 6.7, de 306 cv, conta com a tecnologia de emissões SCR (Redução Catalítica Seletiva), que favorece a economia e a performance. Seus avanços incluem turbo com carcaça e rotor projetados para trabalhar com maior pressão, novos bicos injetores, filtro de ar e sistema de refrigeração de alta capacidade.
 
Como outros diferenciais, o novo caminhão tem transmissão com comandos a cabo, que oferece engates mais leves, suaves e precisos e operação silenciosa. Os freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD) proporcionam mais estabilidade e segurança ao caminhão.
 
Ford Cargo
 
Desenvolvimento
 
O seu projeto envolveu mais de 200.000 km de rodagem em testes de desenvolvimento e durabilidade, além de 10.000 horas de simulações virtuais para garantir o atendimento dos rígidos padrões globais de desempenho e qualidade da marca.
 
Como os demais modelos Cargo e Série F, o novo Cargo 8x2 é produzido na fábrica da Ford Caminhões em São Bernardo do Campo, no ABC paulista. Inaugurada em 2001, ela utiliza o conceito de montagem modular, em que os componentes de cada veículo são pré-separados antes de seguir para a montagem. Esse processo permite a produção de diversos modelos de veículos em sequência, com alto nível de qualidade, flexibilidade e produtividade.