6 dicas para aumentar vida útil dos pneus

Confira um guia rápido com dicas importantes que irão ajudar muitos motoristas a prorrogar a vida útil dos pneus de caminhões

De olho em uma melhor qualidade de vida para os profissionais e, claro, em tornar as constantes viagens mais seguras para todos, o supervisor de produto da Dunlop, José Eduardo Romeiro, preparou um material que dá aos motoristas importantes dicas de como prorrogar a vida útil dos pneus, reduzindo o custo por quilômetro, sem comprometer a qualidade do equipamento.
 
Alinhamento e rodízio
 
O recomendado é realizar o alinhamento, o balanceamento e o rodízio a cada 10 mil km. Isso é importante para minimizar o desgaste irregular e aumentar a vida útil dos pneus do caminhão.
 
Calibragem
 
Manter o controle sistemático da pressão de ar (calibragem) a cada 14 dias é um dos pontos mais importantes da manutenção preventiva dos pneus. Em estradas com terrenos mais irregulares, a recomendação é calibrar os pneus a cada parada, mas sempre com eles frios.
 
Direção defensiva    
 
Além da calibragem, é importante se atentar à forma de dirigir. Um modo de direção com arrancadas, frenagens e manobras suaves pode garantir maior vida útil dos pneus. Além disso, é importante evitar choques e contatos contra obstáculos ou guias, principalmente quando os pneus estiverem quentes, pois isso pode danificar o pneu e, em casos mais extremos, inutilizá-lo.
 
Momento da troca
 
Ao atingir o indicador de desgaste da banda de rodagem (TWI), com 1,6 mm de profundidade, dentro do sulco do pneu, o pneu chegou ao seu desgaste máximo e deve ser substituído imediatamente. No entanto, caso o motorista deseje reutilizar a carcaça do pneu, ou seja, recapar, o recomendado é que o pneu seja substituído com 3 a 4mm de profundidade da banda de rodagem, de modo a garantir uma boa reforma.
 
Pneus para todos os terrenos
 
Saber identificar o pneu correto para a sua aplicação irá garantir maior vida útil dos pneus e economia para você.
 
Respeito aos limites de peso
 
A utilização de pneus com excesso de carga ou baixa pressão de ar, faz com que a sua estrutura trabalhe sobrecarregada, ocasionando danos irreparáveis e, consequentemente, diminuindo a sua vida útil.