5 dicas para economizar combustível

Manutenção fora do prazo e bagageiro lotado estão entre os principais cuidados para poupar gasolina

Precisa fazer render o combustível no tanque? Fica ligado nas dicas do sócio-fundador da ChipsAway, rede de franquias de funilaria express, João Furlan, para economizar gasolina.
 
1-Dirigir com os pneus calibrados
 
Os pneus murchos, além de reduzirem suas vidas úteis e ajudar no aumento do consumo de gasolina, podem forçar o sistema de suspensão e direção do veículo. Por isso, é importante conferir a pressão dos pneus todos os meses, pois geralmente se perde 0,15 bar por mês. Vale lembrar que cada automóvel tem uma calibragem ideal, ressaltando que ela precisa ser feita com os pneus frios para que o procedimento seja realizado da forma correta.
 
2-Não ligar o ar-condicionado
 
Quando puder, não use o ar condicionado. Embora seja uma grande tentação, o aparelho pode influenciar de forma direta o consumo de combustível. Procure aproveitar as entradas de ar do automóvel para ventilar e em trajetos mais longos deixe o ar-condicionado desligado. Um hábito que ajuda a refrescar o espaço no carro é estacioná-lo em locais com sombra, para evitar o aquecimento interno.
 
3-Conduzir com os vidros fechados
 
Você sabia que deixar os vidros do carro abertos enquanto dirige não é a melhor forma de economizar combustível? Especialmente se estiver dirigindo em alta velocidade. Com exceção de passeios rápidos dentro da cidade, dirigir com as janelas abertas pode elevar a resistência do ar e fazer com que seu veículo consuma mais combustível. Dessa forma, o mais recomendado é deixar o carro fechado.
 
4-Não carregar peso em excesso
 
Em uma viagem mais longa, qualquer peso em demasia pode determinar um maior consumo de combustível. Portanto, ao pegar a estrada procure levar apenas o necessário, como roupas e objetos pessoais. Evite pesos em excesso e itens que não vão fazer falta durante sua viagem. Você pode, por exemplo, fazer as compras de alimentos e bebidas no seu destino. Além de ocupar menos espaço no carro, vai tornar a viagem mais prática.
 
5-Levar seu carro para revisão
 
É importante fazer a revisão no carro de acordo com as recomendações do fabricante. Muitas vezes, um detalhe simples pode estar colaborando para um consumo do combustível além do normal. Um veículo com a manutenção em dia ajuda na economia dos recursos e ainda garante a segurança de toda sua família.