Expedição da Nissan chega à Bahia

Serão quatro dias dessa jornada na região da Chapada Diamantina e o Caderno Auto embarca nesta viagem à procura do início do Brasil

Após percorrer Minas Gerais, Piauí e Mato Grosso, a "Expedição Nissan: À procura do início do Brasil" dá a largada nesta segunda (23) para a sua quarta etapa e o Caderno Auto aceitou o convite. A expedição, que usa uma frota de 15 picapes Frontier, passará por locais que guardam registros da presença de nossos ancestrais com milhares de anos.
 
O comboio é formado por unidades das duas versões da Nissan Frontier vendidas atualmente no mercado brasileiro: a topo de linha LE e a versão intermediária SE, lançada em novembro.
 
A expedição vai à Bahia por conta do rico acervo arqueológico do estado, especialmente na região do município de Morro do Chapéu, que conta com dezenas de sítios arqueológicos com pinturas em grutas e paredes. A arte rupestre na Bahia – que tem mais de 100 sítios catalogados – é reconhecida como memorial de mitos, rituais, assinaturas pessoais, marcas étnicas ou simples representações de atividades lúdicas. O tipo de desenho, as técnicas de aplicação e a composição do pigmento apontam para a passagem de diferentes grupos humanos, que viveram na região da Chapada Diamantina em períodos distintos.
 
Expedição Nissan: À procura do início do Brasil
 
Nissan Frontier
 
Para chegar aos destinos de cada etapa, o grupo de expedicionários segue na nova Nissan Frontier, modelo que começou a ser vendido no mercado brasileiro em março de 2017. Além do design totalmente novo e robusto, a peça-chave da 12ª geração da picape é a estrutura ainda mais resistente, com um chassi reforçado, ao mesmo tempo que é leve e eficiente. Com oito barras transversais, conta com um outro chassi sobreposto por dentro com soldas contínuas, chamado de duplo "C". Assim, o veículo fica ainda mais resistente às tensões da torção da carroceria.
 
E a Nissan Frontier é mais do que força, por isso uma combinação de tecnologias permite extrair o máximo em desempenho no fora-de-estrada e garantir uma condução confortável, enquanto itens inéditos para o modelo estão a serviço do condutor. Entre eles, o Controle Automático de Descida (HDC) e o Sistema de Auxílio de Partida em Rampa (HSA). Ambos sistemas atuam automaticamente nos freios do veículo para controlar descidas íngremes ou saídas do carro da imobilidade em subidas.
 
A linha conta com duas versões SE e LE, ambas com cabine dupla, tração 4x4 e equipadas com o novo e moderno motor diesel 2.3 com duplo turbo. A Nissan Frontier está presente em 33 mercados da América Latina e é um dos modelos mais vendidos da marca na região.