Estacionar sob árvore: perigo que vem de cima

Veículo e árvore. Boa parceria quando dá sombra. Mas elas podem nos surpreender com alguns estragos

Legenda: É preciso tomar cuidado, pois há vários acidentes de árvores nesta período chuvoso em Fortaleza. Além de tempestade, há fatores, como os cupins que corroem o tronco, tirando a capacidade da árvore de suportar seu próprio peso
Foto: FOTO: JOSÉ LEOMAR

Já pensou, num dia de chuva, você voltar do trabalho e encontrar seu carro sob um galho frondoso de um pé? Só de pensar, dá aquele friozinho "na espinha", não é?

Como o sol de Fortaleza é abrasivo, estacionar o automóvel na rua é uma prática muito comum pra quem dirige diariamente e usa este transporte particular para trabalhar. E apesar de deixar o ar da cidade mais limpo e embelezar as ruas, quando pensamos somente nos automóveis, as árvores, muitas vezes podem nos surpreender com grandes e pequenos estragos. Então, de acordo com especialistas, muita atenção na hora escolher um lugar para estacionar.

De acordo com experts do ramo, se o estrago é grande, não nos restam muitas alternativas, a não ser acionar o velho guincho. E para piorar a situação é bom salientar que a maioria das seguradoras não cobre esse tipo de problema. Traduzindo: você terá que arcar com o prejuízo. "Há três semanas meu carro foi vítima desse fato. Há dois anos sempre o estacionei sob um flamboyant. Por ser forte, espaçoso, nunca imaginei que ele um dia desabaria", desabafa Inácio Coelho, que teve seu carro parcialmente destruído. Detalhe: seu seguro não cobria o acontecido.

Além desse problema que vem de cima, de acordo com especialistas, quando estacionamos embaixo de uma árvore, deixamos o veículo exposto também a outros pequenos, entretanto, também desagradáveis problemas.

As fezes dos pássaros são as grandes vilãs da pintura, que se não forem retiradas logo com uma boa lavagem, podem deixar manchas no veículo, a ponto até, de retirar o verniz da pintura. Isso sem esquecer das gotas de seiva que caem no capô, e que também são responsáveis pelo aspecto "queimado" da lataria.

Folhas ao vento

Já as folhas que se acumulam nos dutos de ventilação do capô podem ser retiradas com muita paciência para evitar entupimentos.

Para os profissionais, há aqueles pequenos riscos causados por galhos que costumam cair e, segundo quem é do meio, só podem ser recuperados com a repintura da peça. Portanto, ao estacionar seu carro na rua ou avenida, esteja ciente de que ele pode enfrentar alguns problemas enquanto você está longe. E se for vítima de um dos exemplos citados nesta matéria procure resolvê-los o quanto antes para não aumentar as despesas com o carro, pois uma coisa é certa: dinheiro ainda não nasce em árvore.