Contagem regressiva para o Salão

Direto da fábrica, Honda apresenta uma de suas novidades. Confira ainda as estrelas de outras marcas

Image-0-Artigo-1941645-1
Linha Sportster 2016 estará disponível para compra a partir de janeiro do próximo ano nas autorizadas

O Salão Duas Rodas abre amanhã suas portas aos jornalistas. Entre revelações e suspenses, algumas marcas anteciparam quais serão as estrelas de seus estandes. A Honda é uma delas. A convite da nipônica, em visita a sua fábrica em Manaus, o Auto conheceu com exclusividade ao Ceará a PCX 2016.

A scooter apresenta mudanças nítidas no visual, a começar pelo novo conjunto óptico com área maior e agora com lâmpadas em LED no farol, na lanterna e nos indicadores de direção. É possível perceber ainda a ausência do encosto central para dar um novo design.

Olhando mais de perto, avista-se um painel redesenhado. A intenção é aproximar-se das características típicas de automóveis. Essa semelhança é para deixar mais natural a vinda de novos adeptos às duas rodas. Afinal, de acordo com a Honda, ela é o modelo o qual mais atrai o típico motorista de carro que já tem uma queda por moto, mas ainda tem receio de aderir uma nova categoria.

Além do relógio digital, informações em analógico e digital são combinados no painel. Outro detalhe é o ponteiro do velocímetro em estilo flutuante, que segue a borda do marcador.

No aspecto compartimento, que é o forte desse segmento de duas rodas, o porta-objetos ganhou mais capacidade e ainda uma tomada de 12 volts, encontrada mais em automóveis. Outro aumento foi de tanque. São 8 litros contra 5,9 do anterior, dando mais autonomia.

O que reduziu foi a cilindrada. Para adequar-se melhor aos padrões europeus, os quais exigem uma habilitação específica a motonetas acima de 150cc, a capacidade volumétrica agora é de 149,3cm³. Assim, a potência fica 13,1 cv a 8.500 rpm e torque de 1,36 kgf.M a 5.000 rpm. A transmissão permanece CVT e o modelo conta ainda com partida elétrica.

Entre mais novidades estão: a inclusão do pisca-alerta, para indicar uma parada emergencial; novos amortecedores traseiros; novo formato das alças do garupa e ainda nova garantia de três anos.

Além disso, o sistema "Idling Stop", que permite o desligamento automático do motor, por exemplo, em paradas de semáforo, recebe uma nova função: monitorar o nível de carga da bateria, desligando-se automaticamente em caso de uso excessivo da tomada 12V.

A expectativa é comercializar 30 mil unidades por ano aproximadamente. A PCX será oferecida em duas versões. A primeira: Standard, chega por R$ 10.299 nas cores Preto e Cinza Metálico. Já a DLX, de R$ 10.699, é oferecida na cor Branco Fosco com rodas douradas.

Novidades

Das nove marcas com coletiva marcada, algumas revelaram o que nos aguarda no Salão.

No caso da Harley-Davidson, estarão modelos da família Sportster, por exemplo, como a Iron 883 e Forty-Eight.

Nelas, foram divulgadas mudanças para a linha 2016, como novos amortecedores traseiros, suspensão dianteira e assentos. Outra novidade é a possibilidade de ajuste da pré-carga. Elas vêm com uma ferramenta específica para realizar o ajuste, a qual fica localizada embaixo do banco. Desta forma, o piloto pode escolher o melhor ajuste, dependendo da situação da via, do peso sobre a moto e de suas preferências de pilotagem.

Com a BMW Motorrad, em um estande com área de 819 m², os visitantes poderão ver o portfólio completo da marca. Desde a linha GS do universo Adventure a S 1000 RR da categoria Sport.

Inclusive, em primeira mão, ainda virão o lançamento nacional da BMW S 1000 XR, modelo novo no portfólio da marca que combina elementos de Adventure, Sport e Tour.

Já a Kawasaki, os modelos lançados este ano estarão em seu pavilhão, como a KX450F, a qual apresenta novo design com tanque de combustível e assento mais planos, quadro e protetores mais estreitos e caixa de ar que reduz o ruído da admissão e entradas na parte posterior do banco.

A repórter viajou a Manaus (AM) a convite da Honda

sfd

Fique por dentro 

Programação intensa no Salão Duas Rodas

As portas do Anhembi, em São Paulo, estarão abertas do dia 7 a 12 de outubro aos amantes das duas rodas. Serão mais de 64 horas de entretenimento durante os seis dias de evento. Dentre as atividades previstas, estão mais de 3 mil test ride com motocicletas da Honda e Yamaha. 

Além disso, uma pista será montada para receber a alta cilindrada. Já confirmaram presença no espaço: Triumph, BMW, Kawasaki e Ducati. 

E terá também pela primeira vez o Triumph Wheelie Machine. A atração é um simulador projetado para “empinar” com total segurança uma Triumph Daytona 675R em condições reais de funcionamento da motocicleta. A ação será aberta gratuitamente e terá orientação de instrutores aos participantes.

Uma novidade é que pela primeira vez haverá um momento somente aos profissionais do setor. Será amanhã (6), das 15h30 às 19h. A ideia é que eles possam ser atendidos com exclusividade pelos expositores, interessados na realização de negócios, relacionamento e abertura de novos canais de vendas. Até a última semana, já estão credenciados mais de 10 mil profissionais para este dia.

Nos estandes, mais de 400 marcas expositoras mostrarão tendências e lançamentos para o mercado. A expectativa é receber mais de 260 mil visitantes.